Paredes pretas, lojas danificadas e fuligens que pairam no ar e caem sobre os produtos: esse é o cenário no shopping ViaCatarina, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O local foi parcialmente atingido por um incêndio na madrugada de segunda-feira (10) e deixou nos comerciantes a sensação de perda, mas também de força e união para recomeçar.

Continua depois da publicidade

O shopping informou em comunicado que o incêndio começou em uma loja de calçados no piso L1. Apesar das equipes internas, junto com o Corpo de Bombeiros, agirem rapidamente para conter as chamas, alguns estabelecimentos foram duramente atingidos.

Um exemplo é a empresária Francielly Junckes Gualberto, dona da loja Up Mais e Mix, que teve o ponto completamente destruído pelo fogo. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ela apareceu emocionada ao falar sobre o momento difícil e sobre como pretende seguir adiante, ajudando também os funcionários que ficaram sem local de trabalho.

— Tanto a casa Sonhos de Natal como a loja do shopping ViaCatarina foram queimadas e destruídas por um incêndio que ocorreu e foi se alastrando por diversas lojas — contou.

— Então, a gente vai relocar os funcionários para deixar todos amparados nesse momento, e as pessoas vão ser transferidas para as outras lojas — acrescentou.

Continua depois da publicidade

Francielly também compartilhou uma mensagem que, segundo ela, trouxe conforto em meio à tragédia:

— Às vezes a vida também nos coloca nesse lugar de perda e incerteza. Mas Deus continua escrevendo a história, e geralmente é a mais linda da nossa vida. Mesmo entre as cinzas, Ele é capaz de restaurar, reconstruir e fazer florescer o novo.

Veja como ficou a loja

Outra lojista afetada, Viviane Vidal, também falou sobre o trabalho intenso para recuperar o que sobrou e limpar o espaço atingido.

— Estamos fazendo a limpeza, peça por peça. O que não dá pra recuperar a gente tá separando para o seguro. Graças a Deus a minha loja tem seguro — relatou.

Ela explicou que os produtos expostos foram os mais danificados:

— Como a gente trabalha com couro, quando a gente vai limpar ele acaba danificando, então não tem o que fazer.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, Viviane mantém o otimismo:

— O meu produto afetado foi só o que está exposto; o que está lá no meu estoque não foi afetado em nada. Agora a força da tarefa é deixar tudo pronto e já pensar no Natal. Bora trabalhar, que agora, final de ano, a gente não pode perder. E se Deus quiser, semana que vem, a gente já está com tudo aqui.

Shopping permanece fechado

Até esta quinta-feira (13), o centro comercial permanecia fechado. “Essa pausa é temporária. Estamos trabalhando com carinho e dedicação para voltar ainda mais fortes, com muita música, emoção e momentos inesquecíveis para você e sua família”, informou uma nota da administração do shopping.

Júlio Marcelino, coordenador da Defesa Civil de Palhoça, afirmou, em entrevista ao Jornal do Almoço, da NSC TV, que embora o Corpo de Bombeiros já tenha feito uma análise preliminar da origem do fogo, somente a perícia irá determinar as causas.

— O laudo da engenharia vai dizer se a estrutura, a parte estrutural que foi acometida pelo fogo, tem condições de sustentar as pessoas ali dentro circulando. A mesma coisa na questão da parte de engenharia elétrica — disse.

Continua depois da publicidade

— Por motivo de segurança e para o documento conclusivo da Defesa Civil, é necessário, então, esse laudo do engenheiro dizendo que há condições [das pessoas retornarem], que não há possibilidade de colapso estrutural, e aí a gente faz a liberação — esclareceu o coordenador.

Ainda não há data de quando o empreendimento deve ser reaberto.

Veja o comunicado do ViaCatarina na íntegra

Na madrugada da última segunda-feira (10/11), o Shopping ViaCatarina registrou um incêndio em uma área localizada no lado Sul do corredor do Piso L1. A ocorrência foi controlada pelo Corpo de Bombeiros, mas causou danos significativos concentrados naquela região.

As demais áreas dos pisos L1, L2, praça de alimentação e térreo não sofreram danos estruturais, sendo impactadas apenas pela fuligem e resíduos.

Por medida de precaução, e seguindo rigorosamente os protocolos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, o funcionamento do shopping permanece temporariamente suspenso.

Continua depois da publicidade

As causas do incidente estão sendo apuradas e, assim que o laudo oficial for concluído, será divulgado pela Administração.

A previsão de retorno das atividades é para a próxima semana, dependendo da liberação dos órgãos de segurança e da finalização dos trabalhos de limpeza e recuperação das áreas afetadas.

O Supermercado Giassi segue atendendo e funcionando normalmente.

Agradecemos pela compreensão e apoio de todos, na certeza de que estamos trabalhando com agilidade, responsabilidade e esperança para retomar, em breve, nossas atividades com total segurança para lojistas, colaboradores e clientes.