A noite de domingo (7), será de mais um espetáculo astronômico. Lua e Júpiter vão aparecer lado a lado no céu noturno, em fenômeno conhecido como Conjunção Planetária. O evento será visível a olho nu de qualquer lugar do Brasil, desde que as condições meteorológicas permitam.
Continua depois da publicidade
Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar, tem se destacado em dezembro por ser, por vezes, o objeto mais brilhante no céu depois do Sol e da Lua. Isso ocorre pois Vênus, que normalmente tem o brilho mais alto, está ofuscado pela nossa Estrela-Mãe. E essas condições, aliadas às órbitas do Gigante Gasoso, do nosso satélite natural e da própria Terra, vão permitir o fenômeno que vamos presenciar na noite deste domingo.
O brilho da Lua Cheia, fase atual do nosso satélite natural, vai contribuir ainda mais para um espetáculo noturno, já que Júpiter também está brilhando intensamente durante o mês de dezembro. A dupla ficará visível no céu logo após o anoitecer e permanece junta até momentos antes do amanhecer de segunda-feira (8).
Vale destacar que, embora pareçam próximos no céu, Lua e Júpiter estarão separados por milhões de quilômetros. O fenômeno é uma ilusão de ótica.
Como observar o encontro entre Lua e Júpiter
A Conjunção Planetária formada entre Lua e Júpiter será visível a olho nu. A utilização de binóculos pode aprimorar ainda mais a experiência. Para encontrá-los, basta olhar na direção leste no horizonte logo após o anoitecer – por volta das 19h30.
Continua depois da publicidade
Com o passar das horas, a dupla vai se deslocar no céu em direção ao oeste, mas sempre parecendo próximos um do outro. Lua e Júpiter vão alcançar o ponto mais alto no céu por volta da meia-noite. O horário de maior brilho dos astros, no entanto, será entre 21h e 22h, no horário de Brasília.
Procurar um local escuro, longe da poluição luminosa e atmosférica dos grandes centros, favorece a observação.
Chuva de meteoros
A noite de domingo ainda pode nos surpreender com outro espetáculo: a chuva de meteoros Pupidas-Velidas, que tem o pico de atividade previsto para acontecer entre às 21h e a meia-noite, quando poderemos ver até 10 meteoros por hora cruzarem o céu. O evento será visível a olho nu, se as condições meteorológicas permitirem.

O brilho intenso da Lua Cheia pode ofuscar o brilho de alguns meteoros, mas não vai impedir os mais brilhantes de iluminarem o céu. Para uma melhor experiência de observação, recomenda-se procurar um local escuro, longe das luzes da cidade, e com o horizonte limpo.
Continua depois da publicidade
Também é recomendado chegar ao local da observação com cerca de 30 minutos de antecedência. Levar cadeiras reclináveis ou esteiras permite um maior conforto. Apesar de surgirem de uma constelação próxima ao leste, onde o Sol nasce, a dica é olhar para uma área ampla do céu, com atenção, pois os meteoros podem aparecer em diversos lugares.
