O empresário Luciano Hang, dono da Havan, foi usado para aplicação de golpes envolvendo doações para o Rio Grande do Sul. Os golpistas utilizaram ferramentas de inteligência artificial para cometer o crime. O caso foi tema do Fantástico, da TV Globo, neste domingo (26). 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em um vídeo, a voz e a imagem de Hang foram manipuladas. Na publicação, o dono da Havan anunciava a venda de todo estoque de ar-condicionado por apenas R$ 149. O conteúdo afirmava que o dinheiro arrecadado com as vendas seria doado para ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Entretanto, quem comprou nunca recebeu a mercadoria. 

Fotos da Havan atingida pelas chuvas no RS

Outro vídeo nas redes sociais mostrava Hang dizendo que “nós vamos doar produtos de nossa loja que sofreram alguma avaria e não podem mais ser vendidos”. As falas, porém, foram criadas por inteligência artificial.

Continua depois da publicidade

O empresário se manifestou e afirmou que utilizam a imagem dele e da empresa para o crime. 

— A voz é minha, mas é tudo falso. Ou seja, as pessoas precisam, quando virem uma oferta muito boa, checar no site oficial da empresa ou da pessoa, e lá bater se aquela informação realmente é válida — ressalta.

Segundo o dono da Havan, mais de cinco mil consumidores que acreditaram nos anúncios falsos deram queixa nos últimos 20 dias. Luciano diz que a empresa já identificou e tenta derrubar cerca de 600 sites falsos.

Outros crimes em SC

Na última sexta-feira (24), policiais do Rio Grande do Sul cumpriram mandados em uma cobertura de luxo, alugada por R$ 30 mil, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O alvo principal era um adolescente de 16 anos.

As investigações citam que ele criava vaquinhas virtuais, supostamente para beneficiar os desabrigados das chuvas, mas o dinheiro era desviado para a conta dele. O adolescente e outras duas pessoas serão investigados por estelionato e lavagem de dinheiro.

Continua depois da publicidade

Leia também

SC tem mais de 500 pessoas acima dos 14 anos na fila de adoção

Bombeiros usam trator para encontrar corpo de homem em rio de Itajaí

VÍDEO: Helicóptero da PM localiza carro com mais de 100 quilos de maconha em Joinville

Destaques do NSC Total