O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o nome da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) como nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, cargo responsável pela articulação política do governo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O convite ocorreu em reunião na manhã desta sexta-feira (28), no Palácio do Planalto. A informação foi confirmada em nota pela presidência. Gleisi vai substituir o atual ministro Alexandre Padilha, que foi confirmado como o novo ministro da Saúde, no lugar de Nísia Trindade, demitida no início da semana.

A posse de Gleisi Hoffmann deve ocorrer no dia 10 de março. A deputada também é presidente nacional do PT, já foi ministra da Casa Civil durante o mandato de Dilma Rousseff. Por ter comandado o partido no período de maior fragilidade da legenda, após a Operação Lava-Jato e a prisão de Lula, é bem avaliada internamente no partido e se tornou uma das maiores aliadas e nomes de confiança de Lula.

Esta é a nona troca de ministros do governo Lula. Em pouco mais de dois anos do governo, o presidente fez trocas para conter crises políticas ou para abrir espaços a partidos do Centrão. Para a pasta de articulação política, Lula chegou a ser aconselhado a escolher um nome ligado aos partidos do Centrão, mas não abriu mão de um nome de sua confiança para a função, que tem entre os papéis a articulação do governo com o Congresso.

Continua depois da publicidade

Veja os ministros do governo Lula que já deixaram o cargo

Leia também

Moraes reage a críticas de Trump e autoridades dos EUA: “Deixamos de ser colônia em 1822”

FGTS liberado? Entenda o que pode mudar em regras do saque-aniversário do Fundo de Garantia

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e reitera gratuidade de medicamentos do Farmácia Popular