O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu a críticas contra a atuação dele vindas de autoridades dos Estados Unidos e defendeu a soberania do Brasil. A fala ocorreu em discurso durante sessão da Suprema Corte nesta quinta-feira (27). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Moraes não citou diretamente os Estados Unidos, mas defendeu a soberania brasileira e disse que o país deixou de ser colônia há mais de 200 anos.
— Reafirmo nosso juramento integral de defesa da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras, pois deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e com coragem estamos construindo uma República independente e cada vez melhor — afirmou.
O discurso ocorre após uma escalada de tensão entre autoridades dos Estados Unidos e do Brasil. No início da semana, a empresa de mídia de Donald Trump, a Truth Social, e a plataforma de vídeos Rumble acionaram a Justiça da Flórida defendendo que as ordens do ministro fossem declaradas ilegais. Até então, Moraes não havia se manifestado sobre o caso.
Continua depois da publicidade
O ministro também fez uma retrospectiva sobre a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) e disse que ela atua em defesa dos direitos humanos e em “respeito à autodeterminação dos povos”.
Veja antes e depois de alguns ministros do STF
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, apoiou a fala de Moraes e sustentou que a Suprema Corte vai seguir no papel de defesa da democracia.
— A tentativa de fazer prevalecer a narrativa dos que apoiaram o golpe não haverá de prevalecer entre as pessoas verdadeiramente de bem e democratas. O Supremo Tribunal Federal continuará a cumprir o seu papel de guardião da Constituição e da democracia. Nós não tememos a verdade — afirmou.
Continua depois da publicidade
Leia também
Lula cutuca Jorginho e diz que deve vir a Santa Catarina na semana que vem
De ex-jogadora a ministro do STF: relembre todas as trocas de ministros do governo Lula 3
Ex-prefeito de Lages, Ceron é condenado a nove anos de prisão na operação Mensageiro







