O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já fez 11 trocas de ministros ao longo do terceiro mandato.

Continua depois da publicidade

Antes disso, o governo Lula já havia dado sequência às trocas ao retirar a ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, do cargo, abrindo espaço para Alexandre Padilha, ex-ministro das Relações Institucionais e que já foi confirmado para o cargo. Ele deve tomar posse após o Carnaval, no dia 6 de março. Lula justificou a mudança afirmando que precisava de um perfil com mais “agressividade” na pasta.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Nísia Trindade foi o oitavo nome a deixar o ministério de Lula desde o início do terceiro mandato. O número equivale à média de uma troca de ministro aproximadamente a cada três meses. Nísia foi a terceira mulher a ser demitida do governo.

As alterações ocorreram por diferentes motivações, desde a entrada de nomes indicados por partidos do Centrão em troca de apoio no Congresso até crises políticas, como a do ministro de Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. No mesmo período, o ex-presidente Jair Bolsonaro já tinha promovido 12 mudanças no colegiado.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, a expectativa é de que a saída de Nísia Trindade seja apenas a primeira de uma reforma ministerial de Lula para a segunda metade do governo.

Reforma ministerial: Lula quer concluir primeira etapa de mudanças antes do Carnaval

Confira abaixo todos os ministros do governo Lula que já deixaram o cargo:

Ministros do governo Lula que já deixaram o cargo

Leia também

De mãe do Guga à entrada do MDB: veja todas as trocas de secretários do governo Jorginho

Desaprovação a Lula ultrapassa 60% em seis estados, aponta Quaest

Entenda porque Alexandre de Moraes pode ser barrado dos EUA se projeto for aprovado