O presidente Lula demitiu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, no fim da tarde desta terça-feira (25). A demissão da titular da pasta já vinha sendo especulada nos últimos dias. No lugar dela, o presidente deve nomear Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais. As informações foram confirmadas em nota oficial pelo governo federal no início da noite.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A demissão foi comunicada em reunião de Lula com a agora ex-ministra na tarde desta terça, no Palácio do Planalto. Na nota divulgada no início da noite, Lula agradeceu a ministra pelo “trabalho e dedicação à frente do ministério”. Padilha deve tomar posse à frente do ministério na quinta-feira da próxima semana (6).
Nísia participou nesta terça-feira de um evento que já foi apontado como o último dela à frente do ministério: o anúncio de parcerias para produção de vacinas. Ela estava à frente do cargo desde o início do terceiro governo Lula, em janeiro de 2023. Ela é ex-presidente da Fiocruz e chegou ao governo como ministra com perfil técnico.
A expectativa é de que Nísia seja apenas a primeira a deixar o cargo. Uma reforma ministerial é esperada para o governo desde o fim do ano passado. Até agora, no entanto, a única mudança havia sido a entrada do marqueteiro Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação (Secom).
Continua depois da publicidade
Padilha estará de volta ao Ministério da Saúde após 10 anos. Ele comandou a pasta por três anos entre 2011 e 2014, durante o governo de Dilma Rousseff.
Veja fotos da ministra demitida por Lula
Leia também
FGTS liberado? Entenda o que pode mudar em regras do saque-aniversário do Fundo de Garantia
Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e reitera gratuidade de medicamentos do Farmácia Popular
De mãe do Guga à entrada do MDB: veja todas as trocas de secretários do governo Jorginho




