Em um cenário de segundo turno para a Eleição de 2026, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, empatam dentro do limite da margem de erro, aponta um levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira (3). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A pesquisa apresentou outros cenários, com Lula disputando contra sete possíveis candidatos da direita: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador de Goiás , Ronaldo Caiado (União), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). O atual presidente venceria todos eles, conforme a pesquisa.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Lula x Jair Bolsonaro
Em uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o presidente ficaria em primeiro lugar, com 44%. Bolsonaro teria 40%, resultado que deixa os dois empatados dentro do limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O percentual de votos indecisos é de 3%, e branco/nulo/não vai votar somam 13%.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que Jair Bolsonaro está inelegível pela Justiça Eleitoral até 2030 e não pode se candidatar na próxima disputa presidencial. O ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma agenda de julho de 2022 em que reuniu embaixadores estrangeiros para questionar o sistema eleitoral brasileiro.
Veja os números:
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 40%
- Indecisos: 3%
- Branco/nulo/não vai votar: 13%.
Lula x Tarcísio
Quando o confronto é entre Lula e o governador de São Paulo, a diferença aumenta. O atual presidente teria 44% das intenções, e Tarcísio 37%. O percentual de votos indecisos é de 4% e branco/nulo/não vai votar somam 16%.
Com a inelegibilidade de Bolsonaro, Tarcísio é apontado como um dos principais nomes para disputar a presidência em 2026. Publicamente, porém, o governador nega que vá disputar a Eleição. Ele tem repetido que seu candidato para 2026 é Bolsonaro.
Veja os números:
- Lula (PT): 43%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 37%
- Indecisos: 4%
- Branco/nulo/não vai votar: 16%
Continua depois da publicidade
Outros cenários
- Lula (44%) x Michelle Bolsonaro (38%)
- Lula (42%) x Ratinho Júnior (35%)
- Lula (44%) x Pablo Marçal (35%)
- Lula (45%) x Eduardo Bolsonaro (34%)
- Lula (43%) x Romeu Zema (31%)
- Lula (44%) x Ronaldo Caiado (30%)
Rejeição
O levantamento também mostra que Lula tem 55% de rejeição, que é a fatia de eleitores que dizem que não votariam nele. O percentual indica uma alta em relação a janeiro, quando o índice era de 49%.
Apesar da alta, Lula segue empatado com Bolsonaro em rejeição, que também tem 55%, uma oscilação de dois pontos para cima em relação a janeiro. Na pesquisa de dezembro, Bolsonaro aparecia como mais rejeitado que Lula
A rejeição do ex-presidente e do presidente é semelhante à do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), que tem 56%. Os menos rejeitados são os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, com 24%, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, com 26%. Porém, ambos são os candidatos menos conhecidos dos entrevistados.
Continua depois da publicidade
Leia também
Desaprovação de Lula sobe e chega a 56%, pior índice desde o início do mandato