O presidente Lula (PT) participou neste domingo (28) de uma corrida de rua para celebrar os 95 anos do Ministério da Educação. O evento, chamado de Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, também reuniu ministros do governo petista e servidores da pasta em Brasília.
Continua depois da publicidade
Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente exaltou a soberania nacional e a importância da educação para o crescimento do país.
— Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência de que é por meio da educação, da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano — disse.
Confira o vídeo
Continua depois da publicidade
A corrida, que contou com percursos de 3 km (caminhada), 5 km e 10 km, ocorreu em frente ao edifício-sede do MEC. Ao todo, 6 mil pessoas se inscreveram na prova entre servidores, terceirizados, estagiários, atletas amadores e a comunidade em geral, que disputaram em categorias como masculino, feminino e paratletas. As medalhas entregues aos participantes foram dedicadas aos profissionais da educação.
— São medalhas para todos os professores de todos os graus de ensino nessa República Federativa do Brasil. Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que a gente encontrou nesse país, com praticamente 68% da população com o ensino fundamental mal concluído — complementou o presidente.
Entre os ministros que participaram do evento estavam Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Veja imagens da corrida
Leia também
Qual a origem da fortuna de US$ 7,3 bilhões de Trump e por que ela quase dobrou em um ano
Continua depois da publicidade
Projeto quer criar parque com “corredores verdes” em área superquente de Florianópolis






