Um dia após a divulgação do “Relatório de Práticas de Direitos Humanos de Países em 2024″, elaborado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (13), que “ninguém está desrespeitando direitos humanos” no Brasil. O documento critica falas e ações do presidente brasileiro e do ministro do STF Alexandre de Moraes, citando possível “censura”. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
O relatório também faz críticas à prisão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, que “ninguém está desrespeitando direitos humanos” no Brasil.
— Os nossos amigos americanos toda vez que resolvem brigar com alguém eles tentam criar uma imagem de demônio contra as pessoas que eles querem brigar […] Agora, querer falar em direitos humanos no Brasil… Tem que olhar o que acontece no país que está acusando o Brasil — disse.
Lula afirmou, ainda, que o Brasil possui um “poder Judiciário autônomo” e citou o tarifaço imposto pelos EUA de 50% aos produtos brasileiros, em vigor desde o dia 6 de agosto.
Continua depois da publicidade
— O Brasil não tinha nenhuma razão para ser taxado. Então, não aceitaremos a pecha de que no Brasil nós não respeitamos os direitos humanos — apontou.
Relatório foi entregue ao Congresso dos EUA
Além das críticas, o documento ainda defende o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso em domicílio desde o fim de julho. O relatório, que analisou práticas de direitos humanos de países em 2024, é composto por avaliações de 196 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e é considerado uma referência mundial.
“A situação dos direitos humanos no Brasil piorou ao longo do ano. Os tribunais tomaram medidas amplas e desproporcionais para minar a liberdade de expressão e a liberdade na internet, bloqueando o acesso de milhões de usuários a informações”, descreve o documento.
Veja as fotos
Continua depois da publicidade
Leia também
O que levou Trump a aplicar sanções a Alexandre de Moraes?
EUA critica Lula e Moraes e afirma que situação dos direitos humanos no Brasil “se deteriorou”




