nsc
an

Curioso

"Luzes misteriosas" no céu intrigam moradores no Planalto Norte de SC

Cena inusitada foi filmada em Canoinhas e despertou a curiosidade com as "bolas de fogo"

16/09/2021 - 17h01 - Atualizada em: 17/09/2021 - 15h03

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Isadora
Por Isadora Nolf
Luzes no céu em Canoinhas
Astrônomo descartou a possibilidade de meteoros
(Foto: )

Uma cena registrada no Planalto Norte de Santa Catarina está intrigando moradores e especialistas. Uma série de círculos luminosos foram filmados no céu em uma região entre Canoinhas e Três Barras nesta quarta-feira (15) à noite.

> ATUALIZAÇÃO: o motivo das luzes no céu que intrigaram moradores do Planalto Norte

​​> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Nas imagens, é possível ver as bolas luminosas descendo lentamente até desaparecerem. Elas foram filmadas de dentro do colégio Cedup Vidal Ramos, em Canoinhas, por alunos que dormem nos alojamentos da unidade de ensino.

— Foi por volta das 20h30min, alguns guris começaram a ver as bolas vermelhas no céu e chamaram os outros. Sentamos na frente do alojamento e ficamos assistindo. Contamos 21 "bolas de fogo". Ficava um clarão no céu, e quando chegava no chão dava um barulho — conta o estudante Luis Felipe Szostak.

> "Luzes misteriosas" no céu intrigam moradores no Planalto Norte de SC

> Tubarão de dois metros aparece na praia em Balneário Camboriú; vídeo

Funcionários do colégio que estavam no local também confirmaram a cena inusitada, que ainda intriga a todos os curiosos.

Veja o vídeo:

A reportagem do AN conversou com o astrônomo Silvino Souza, do Observatório Astronômico de Brusque, que analisou as imagens. Para o especialista, não é possível afirmar o que são as bolas luminosas registradas, mas dificilmente seriam meteoros ou lixo espacial:

— Meteoro passa rápido, não deixa uma luz e nem uma imagem simétrica como mostram as imagens. Lixo espacial, fragmentos de satélites, também desceriam rápido igual a um meteoro ou meteorito. Nenhum fenômeno astronômico foi registrado.

Para Souza, o "mistério" poderia ser um simples avião voando baixo ou algum balão meteorológico passando pela região. No entanto, a hipótese do balão foi descartada pela Epagri/Ciram, que faz esse monitoramento,

— Balão meteorológico não leva nenhuma iluminação, exceto em experimentos muito especiais. Aqueles que são soltos pelos aeroportos não têm essa iluminação. E mesmo se tivesse, a mais próxima seria em Curitiba, e para ser vista em Canoinhas ela iria se deslocar tanto e subir tanto, que não seria visível — explicou o meteorologista Marcelo Martins.

Até o momento, a aeronáutica também não recebeu nenhum registro de acidente aéreo na região que pudesse explicar as luzes e os barulhos ouvidos pelos moradores. Esse tipo de ocorrência é registrado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Leia também

Gasolina mais cara em Joinville pode impactar custo de vida na cidade

Colunistas