nsc
nsc

Meio ambiente

Tubarão de dois metros aparece na praia em Balneário Camboriú; vídeo

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
16/09/2021 - 12h41 - Atualizada em: 16/09/2021 - 19h35
Tubarão-martelo de dois metros nada na Barra Sul
Tubarão-martelo de dois metros nada na Barra Sul (Foto: Reprodução)

Vídeos que circulam nas redes sociais, de autoria desconhecida, mostram um tubarão grande, com cerca de dois metros de comprimento, nadando junto ao molhe da Barra Sul, em Balneário Camboriú – um ponto turístico bastante movimentado e que fica junto à área onde ocorrem as obras de alargamento da Praia Central. A coluna confirmou a autenticidade das imagens, que foram registradas na manhã desta quinta-feira (16).

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A concessionária responsável pelas obras acionou a equipe técnica do aquário privado Oceanic Aquarium, porque havia suspeitas de que o tubarão estivesse encalhado. No entanto, o animal logo se retirou em direção a alto-mar. O pesquisador Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali, analisou as imagens e disse os registros mostram, na verdade, um grupo de pelo menos três tubarões no local. 

Qual é o risco de ser mordido por um tubarão nas praias de Santa Catarina

Tanto Soto quanto o biólogo André Neto, gerente operacional do aquário, disseram que as imagens mostram tubarões-martelo. Não é comum que animais desse porte apareça em águas rasas, e não se descarta a hipótese de que as obras de alargamento tenham atraído os animais. O biólogo André Neto disse que algo atraiu a curiosidade dos tubarões.

- Pode ser a movimentação de maquinas, pode ser a matéria orgânica, alguma questão olfativa ou sensorial – diz.

Ministério da Saúde recomenda que SC interrompa vacinação de adolescentes

Jules Soto explica que é provável que os tubarões tenham chegado à praia em busca de alimentos, mas acredita que se trate de uma situação excepcional. Para o especialista, não há risco de que as obras tornem frequente a presença de grandes tubarões na Praia Central.

- Com a draga revolvendo o fundo do mar, provavelmente apareceu algum organismo para ele comer. É como arar a terra, logo no início aparecem pássaros atrás das minhocas – diz.

Vitrine do alargamento da praia em Balneário Camboriú, Barra Sul fica pronta esta semana

Apesar da aparição inusitada, a presença dos animais não significa risco para banhistas. A equipe do aquário está de sobreaviso, e deve ser acionada pela concessionária se ocorrer novamente situação semelhante.

Como era Balneário Camboriú no passado? Veja fotos do antes e depois da cidade

Mordida de tubarão

O único acidente recente envolvendo tubarões em Balneário Camboriú ocorreu em março de 2016, na Praia do Estaleiro. Um homem de 41 anos foi mordido na cabeça pelo animal assim que mergulhou na arrebentação. Socorrido pelos guarda-vidas, ele foi levado ao hospital Ruth Cardoso e precisou levar pontos, mas não se feriu com gravidade.

Em janeiro deste ano, um surfista foi socorrido pelos bombeiros em Navegantes, depois de ter sido mordido no pé por um animal marinho. As marcas do ferimento indicaram tratar-se de uma mordida de tubarão-mangona.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas