A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, órgão do Ministério da Saúde, enviou ao Estado uma nota técnica em que altera recomendação anterior e suspende a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos. O documento mantém a aplicação de doses somente para os adolescentes com deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
Continua depois da publicidade
A Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) recomendou que, por enquanto, os municípios mantenham a vacinação dos adolescentes de forma geral, com preferência para aqueles que integram os grupos prioritários. Uma reunião, durante a tarde, vai discutir a nota técnica do Ministério da Saúde.
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
No documento, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 lista justificativas como a boa evolução do quadro para a maioria dos adolescentes contaminados pelo novo coronavírus, a melhora dos indicadores sanitários do país, e o fato de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não recomendou aos países a vacinação dos adolescentes – embora tenha aprovado o uso da Pfizer e da Moderna para essa população, o órgão pede que sejam priorizados os grupos mais vulneráveis.
Com poucas vacinas, Florianópolis amplia prazo para segunda dose da Astrazeneca
Continua depois da publicidade
A mudança de posicionamento coincide com a necessidade de ampliar o acesso de idosos à terceira dose da vacina contra a Covid-19. Na segunda-feira (13), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) enviou um ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em que pediu a suspensão da vacinação de adolescentes sem comorbidades até que idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos recebam a dose de reforço.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Quase 300 mil não voltaram para tomar a segunda dose contra Covid-19 em SC
Deputado propõe frente parlamentar pela duplicação da BR-282
Spray nasal contra Covid-19 desenvolvido no Brasil deve estar disponível em 2022