Um crime brutal executado a sangue frio na Bahia é tema do Linha Direta desta quinta-feira (23). Mãe Bernadete foi assassinada em agosto do ano passado dentro da própria casa e seis anos depois de perder o filho também vítima do mesmo crime. Mesmo com escolta policial, a líder quilombola baiana não conseguiu escapar da crueldade. Relembre o caso que continua em busca de respostas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Quem foi Mãe Bernadete

Maria Bernadete Pacífico Moreira, ialorixá e líder quilombola, tinha 72 anos quando foi assassinada a tiros em agosto de 2023 na Bahia. Na noite do crime, Mãe Bernadete estava dentro de casa quando foi surpreendida por dois homens que disparam contra ela. Seis anos antes, o filho, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, também foi assassinado.

Continua depois da publicidade

A família relatou que depois da morte dele, ela passou a ser escoltada por policiais por motivos de segurança, pois recebia ameaças constantes e também tinha a sua terra invadida.

Como o filho de Mãe Bernadete foi assassinado

Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, foi morto a tiros dentro do próprio carro no dia 19 de setembro de 2017, em frente a uma escola.

O irmão de Flávio, Jurandir Wellington Pacífico, atribui essas mortes — tanto da mãe quanto do irmão — a pessoas que estavam interessadas nas terras quilombolas que está na família há mais de 100 anos.

Continua depois da publicidade

Como Mãe Bernadete foi assassinada

A comunidade Quilombo Pitanga de Palmares, localizada na região metropolitana de Salvador, foi palco do assassinato no dia 17 de agosto de 2023 quando um grupo de homens invadiu o imóvel, que também era a casa da líder e a executaram a sangue frio com mais de 10 tiros.

Após os disparos, o grupo escapou do local roubando alguns celulares. O neto de Mãe Bernadete, Wellington Gabriel de Jesus dos Santos, estava com ela na noite do crime e ligou para à polícia denunciando o assassinato.

Wellington chegou a pedir socorro a outras pessoas que estavam próximas do local, porém, Mãe Bernadete não resistiu e morreu antes da polícia chegar no terreiro.

Continua depois da publicidade

Quem matou Mãe Bernadete

Cinco homens foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia como suspeitos de terem participado do crime. No entanto, o que aponta a investigação, podem existir outros envolvidos no assassinato.

“Foram denunciados, por homicídio qualificado por motivo torpe, de forma cruel, com uso de arma de fogo e sem chance de defesa da vítima, Arielson da Conceição Santos, Josevan Dionísio dos Santos, Marílio dos Santos, Sérgio Ferreira de Jesus e Ydney Carlos dos Santos de Jesus. O MP pediu a prisão preventiva de Ydney de Jesus Marílio, que possui quatro mandados de prisão em aberto, e Josevam estão foragidos. Arielson e Sérgio já estão presos.”, informou o MP por nota divulgada em novembro de 2023.

Ainda em 2023, três homens foram presos, mas não tiveram a identidade revelada. Um deles foi apontado como um dos executores enquanto o outro teria sido responsável por guardar as armas utilizadas na noite do crime, e o terceiro seria autor dos roubos de celulares.

Continua depois da publicidade

Por que Mãe Bernadete foi morta?

Segundo as investigações, a motivação para o assassinato de Mãe Bernadete estaria relacionado com um conflito de interesses com líderes do tráfico na região da comunidade, onde a líder teria se tornado uma ameaça para os traficantes. Nos primeiros meses de investigação, a polícia ouviu pelo menos 80 pessoas.

O terreiro, que era liderado por ela, é responsável por uma associação com mais de 120 agricultores que produzem e vendem farinha, frutas e verduras. Aproximadamente 290 famílias vivem na região. Ela também atuava na Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

Leia também

Linha Direta 2024: horário, apresentador e tudo sobre o programa

Como assistir ao Linha Direta online?

Como foi o assassinato em alto mar de Camilla, que vira tema do Linha Direta

Destaques do NSC Total