Duas mulheres, mãe e filha, identificadas como integrantes de uma facção paulista com atuação interestadual, foram alvos de um mandado de busca e apreensão nesta terça-feira (2) em São Bernardino, no Oeste de Santa Catarina, durante a Operação Éris. A ação, deflagrada pela Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, mira uma organização criminosa ligada à facção em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Continua depois da publicidade

Segundo informações da Polícia Civil sul-mato-grossense, a investigação identificou uma estrutura feminina da organização com atuação nos quatro estados. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão.

Foragido de 40 anos foi preso

Durante a ação no Oeste catarinense, um foragido da Justiça de 40 anos, que vivia no mesmo lugar das mulheres, foi preso. Segundo a polícia, ele tentou fugir para uma área de mata, mas acabou localizado e preso pelas equipes policiais.

Conforme a Polícia Civil, ele possuía mandado de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, roubo circunstanciado e furto qualificado. Após a captura, foi encaminhado para a unidade prisional de São José do Cedro.

Mãe e filha ligadas a facção são alvos de operação em cidade do Oeste de SC (2)
Ação ocorreu em quatro estados (Foto: PCMS, Divulgação)

Investigação começou após operação de 2023

A Operação Éris é um desdobramento da Operação Artus, realizada em dezembro de 2023. Na ocasião, foram cumpridos mandados judiciais que resultaram na prisão preventiva de 34 integrantes da facção paulista.

Continua depois da publicidade

A partir da análise do material apreendido naquela investigação, policiais identificaram a existência de um núcleo feminino da organização criminosa, com atuação estruturada e hierarquizada em diferentes estados do país. As investigações específicas sobre esse grupo tiveram início no primeiro semestre de 2024, com ações de monitoramento e mapeamento dos integrantes.

De acordo com a Polícia Civil sul-mato-grossense, a ação teve como objetivo desarticular a estrutura da organização criminosa. O nome da operação faz referência a Éris, deusa grega da discórdia, em alusão à estratégia de enfraquecer e desarticular o grupo criminoso investigado.