Uma cobra de quase 2 metros, da maior espécie encontrada em Santa Catarina, assustou uma família ao ser avistada passeando pelo jardim de uma casa, em Jaraguá do Sul, no Norte do estado. Um vídeo do resgate foi publicado na quarta-feira (3) pelo biólogo Christian Raboch Lempek.

Continua depois da publicidade

Nas imagens, o biólogo aparece retirando a serpente, uma caninana de 1,6 metros de comprimento, de dentro de um tonel. Ao fundo, é possível ouvir uma mulher, dona da casa, que diz estar com medo da cobra.

Entretanto, Christian explica que ela não é venenosa e que não vai atacá-la. No geral, as cobras apenas mordem caso se sintam ameaçadas, por isso, é importante acionar o resgate para que a ocorrência seja finalizada com segurança. Após ser acalmada, a moradora até chega a dar um “carinho” na serpente. 

A cobra foi resgatada do local e levada para um lugar de mata em segurança.

Quais são as cobras mais comuns em SC

Veja o vídeo do resgate da cobra

Mais sobre a maior serpente de SC

A caninana não é uma serpente peçonhenta, possui hábitos diurnos, vive principalmente em regiões com vegetação densa e pode atingir até dois metros e meio de comprimento. O animal também se destaca pela sua coloração, tendo o corpo todo preto com listras e manchas amarelas.As Spilotes pullatus se alimentam de sapos, lagartos, aves, ovos de aves e pequenos mamíferos. Elas têm capacidade de alcançar boas distâncias em segundos, facilitando as manobras de caça e também para afugentar predadores.

Continua depois da publicidade

Infográfico mostra as cobras mais relevantes de SC

Leia também

Casa histórica que pegou fogo era “sonho” de proprietária e vai ser repaginada em Joinville

Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada em galinheiro pronta para caçar em SC