Uma caninana, espécie que é considerada a maior cobra de Santa Catarina, se escondeu em um lugar inusitado e assustou moradores de uma casa em Jaraguá do Sul. O biólogo Christian Raboch Lempek chegou a ser chamado para fazer o resgate da serpente, que quase picou o profissional.

Continua depois da publicidade

A cobra havia se escondido atrás de um cano, em uma casa. A família que mora no local chamou a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para o resgate. Enquanto tentava tirar a serpente de trás do cano, a mesma deu um bote contra o biólogo, que conseguiu se esquivar.

Apesar da tentativa da cobra, Christian não foi picado e conseguiu retirá-la em segurança do cano. De qualquer forma, a espécie não possui peçonha, entretanto, uma mordida pode infeccionar caso não seja bem lavada.

A espécie é considerada a maior de SC. A cobra resgatada, por exemplo, tinha quase 2 metros de comprimento, segundo o biólogo.

Veja o vídeo do resgate

Quais são as cobras mais comuns em SC

Mais sobre a maior serpente de SC

A caninana não é uma serpente peçonhenta, possui hábitos diurnos, vive principalmente em regiões com vegetação densa e pode atingir até dois metros e meio de comprimento. O animal também se destaca pela sua coloração, tendo o corpo todo preto com listras e manchas amarelas.As Spilotes pullatus se alimentam de sapos, lagartos, aves, ovos de aves e pequenos mamíferos. Elas têm capacidade de alcançar boas distâncias em segundos, facilitando as manobras de caça e também para afugentar predadores.

Infográfico mostra as cobras mais relevantes de SC

Leia também

Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada em galinheiro pronta para caçar em SC

Gato “atípico” de Joinville soma milhões de visualizações e tem fãs dos EUA à Tailândia

Veja como foi o aniversário de 1 ano dos filhotes de Golden Retriever e Shih Tzu de Joinville