Camboriú recebe, a partir deste sábado (26), o 40º Congresso Internacional dos Gideões Missionários da Última Hora (GMUH), considerado um dos maiores eventos evangélicos do país.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Com duração de dez dias, a programação vai até 5 de maio, reunindo milhares de fiéis em cultos ininterruptos das 8h às 23h, com entrada gratuita, no pavilhão dos Gideões (Rua Joaquim Nunes, 244 – Centro) e, a partir de 1º de maio, também no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen (Rua Hercílio Zuchi, 38 – Centro).

A expectativa da organização é que a edição deste ano supere a marca de 100 mil participantes, com caravanas vindas de todas as regiões do Brasil e até de outros países. O evento contará com dezenas de preletores e cantores renomados, todos participando de forma voluntária.

Para garantir a infraestrutura adequada, a Prefeitura de Camboriú aprovou um investimento de até R$ 678 mil, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para custear as despesas estruturais do congresso. Além disso, um batalhão de 100 fiscais treinados atuará em turnos durante todo o evento, com foco na organização do comércio e na segurança.

Continua depois da publicidade

Regras rígidas para comerciantes e estrutura urbana

Comércio informal nas ruas foi alvo de novas regras municipais. Segundo o Decreto nº 4.578/2025, estão proibidas barracas em calçadas e vias públicas. A venda de alimentos e produtos só será permitida em propriedades privadas previamente autorizadas e com recuo mínimo de seis metros do meio-fio. Todas as barracas devem respeitar normas sanitárias e ser desmontadas até a meia-noite do dia 5 de maio.

Qualquer estrutura que cause dano à arborização, interfira na drenagem pluvial ou na rede elétrica será removida, e os responsáveis poderão ser penalizados.

Alteração no trânsito

Para receber o grande número de visitantes, Camboriú realizou mudanças estratégicas no trânsito, em vigor desde 10 de abril. A ponte Gustavo Richard será usada apenas para saída da cidade, enquanto a ponte Ricardo Assi será exclusiva para entrada, formando um sistema de fluxo único.

Outras mudanças incluem a remoção da rótula do Instituto Federal Catarinense (IFC), criação de alças de retorno, e novas configurações em ruas como Joaquim Garcia e Minas Gerais. Um semáforo inteligente também será instalado no cruzamento entre as ruas Gustavo Richard e Henrique Coppi, permitindo monitoramento em tempo real e melhor fluidez no tráfego.

Continua depois da publicidade

A abertura oficial do congresso contará com a presença do governador Jorginho Mello (PL), no sábado (26), no pavilhão sede. Já na quinta-feira (1º), um desfile marcará o início das atividades no ginásio de esportes.

A programação completa do evento está disponível no site oficial dos Gideões.

Leia mais

IPCA-15 tem alta de 0,43% nos preços em abril puxado por alimentos e bebidas

FOTOS: Cidade de SC amanhece com cobertor de geada e termômetros abaixo de 3°C