Ela está lá, no topo de um morro em Laurentino, no Alto Vale do Itajaí, pisando em uma serpente, com o globo sob os pés. A estátua de Nossa Senhora das Graças em solos catarinenses é tida como a maior do mundo pelos católicos, mas desconhecida por muitos fieis que vivem no Estado. São quase 25 metros de altura em um silencioso e enorme terreno que abriga também um pequeno oratório.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Rio do Sul e região por WhatsApp

Para chegar até a santa, é preciso percorrer uma estrada de chão batido na chamada Serra do Amuado. O local, porém, tem acesso gratuito. A depender do dia e horário, o visitante sequer encontrará outras pessoas no espaço. As fitas amarradas na grade próxima à estátua, no entanto, deixam claro que muitos já passaram por ali e deixaram seus pedidos.

Inaugurada pela igreja no final de 2017, a Nossa Senhora das Graças é o ponto turístico mais famoso de Laurentino. O dia dela é comemorado em 27 de novembro, mês em que uma festa é organizada no local por conta da data.

Passatempo de policial vira grande descoberta e transforma registros históricos de região em SC

Continua depois da publicidade

Veja fotos do local

A história da santa se passa na França. Segundo contam os religiosos, ela teria aparecido à noviça Catarina Labouré em 1830, em cima de um globo e pisando em uma serpente. Nossa Senhora das Graças pediu que Catarina mandasse fazer uma medalha igual ao modelo apresentado. Quem usasse as medalhinhas com fé, poderia receber graças especiais.

A santa também é a padroeira de uma das mais famosas igrejas de Paris — e não, não estamos falando nem da icônica Notre-Dame, nem da formosa Sacre-Coeur. Trata-se da Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, um pequeno templo a poucos quilômetros da Torre Eiffel, que também celebra Virgem Maria e a aparição dela em 1830. A capela, na encantadora Rue du Bac, é também local de uma série de aparições que dizem ter sido vividas por Santa Catarina Labouré, uma freira francesa.

Já Santa Catarina abriga a maior estátua da santa do mundo e uma réplica menor dentro do oratório. A estrutura pesa meia tonelada e é obra de um escultor do município. De longe é possível ver a enorme santa protegendo a pequena cidade com pouco mais de 8 mil habitantes.

O ponto é mais uma atração aos catarinenses e turistas no Alto Vale. Além de Laurentino, Ituporanga abriga o Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor desde 2022. O espaço é considerado o maior parque de turismo religioso do Estado e tem a santa de mais de 40 metros de altura, uma cruz panorâmica, um terço gigante e uma capela. É preciso pagar para entrar.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Cobertura duplex inspirada em palácio inglês tem valor digno da realeza em Itapema