O maior navio de transporte de carros do mundo deixou o Porto de Itajaí no domingo (1º), depois de quatro dias de operações ininterruptas, diurnas e noturnas. No total, mais de 7,2 mil veículos elétricos da BYD vindos da China desembarcaram em Santa Catarina e agora seguirão para concessionárias e centros de distribuição de todo o país em caminhões.

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Foi um mês de viagem, quatro dias para a descarga — entre quarta-feira (28) e domingo — e, agora, o “Shenzhen” volta para casa. A enorme embarcação propriedade da BYD roubou a atenção não só pelo tamanho, mas pelo que representou ao Estado, marcando a nova fase do Porto, que passou a ser comandado pelo governo federal.

Cerca de 500 profissionais foram envolvidos diretamente, barcos e dezenas de caminhões que atuaram na retirada dos quase 7,3 mil carros elétricos e híbridos. Foi a maior movimentação de veículos da história do Brasil em uma única escala e tudo terminou bem.

Veja fotos do navio no porto

— A operação no BYD Shenzhen foi realizada com total eficiência em termos de taxa de atracação e produtividade de píer — afirmou o superintendente João Paulo Tavares Bastos.

O balanço detalhado ainda deve ser divulgado, mas já se sabe que o impacto econômico se estende aos operadores de terminais, despachantes aduaneiros, montadoras e exportadores. A liberação da carga de valor agregado incrementou a arrecadação municipal (ISS) e estadual, e movimentou o mercado de seguros de transporte.

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Batizado de “Shenzhen”, o navio chinês tem quase 220 metros de comprimento e 37,7 metros de largura. A escolha por mandá-lo abarrotado de carros elétricos para o país não foi à toa. A BYD vende uma ampla gama de veículos no Brasil, que é o maior mercado externo da gigante chinesa, com carros a partir de R$ 100 mil.

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