Inaugurado no último sábado (22), o Parcão Toscana é um projeto exclusivo para a socialização dos pets de Joinville. Implantado pela prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), o Parcão Toscana está preparado para receber os pets e seus tutores.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O parque pet de 2,6 mil metros quadrados fica localizado ao lado da Rodoviária de Joinville e conta com cercamento, bancos, mesas, iluminação, ponto de água e brinquedos para os bichinhos. 

O educador comportamental canino Edy Sales explica os benefícios que este investimento pode trazer:

— Os parques caninos são fundamentais para a socialização. Os cães necessitam estar entre eles mesmos. Por mais que a gente entenda, dê carinho, limite e amor, existem conexões que só um cão consegue dar para o outro. Por exemplo, cães de apartamento, é necessário fazer a caminhada. E um parque desses é para o cão se exercitar mentalmente e fisicamente. O parque canino é fundamental em qualquer cidade — reforça, Edy.

Continua depois da publicidade

Confira o encontro dos pets na inauguração do parque:

A inauguração foi realizada pelo prefeito Adriano Silva e pela vice-prefeita Rejane Gambin e contou com a presença de autoridades municipais, vereadores, da comunidade e, como não poderia faltar, uma turma animada de pets que aproveitou as atrações do local.

Nome do parque é uma homenagem

O Parcão recebe o nome de Toscana em homenagem à Golden Retriever, carinhosamente conhecida como Tosca.

De novembro de 2013 a novembro de 2019, a cachorra fazia parte do Projeto Cinoterapia, no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, no qual atuava junto aos pacientes internados, despertando sorrisos e alegrando crianças e adolescentes durante o período de hospitalização.

Continua depois da publicidade

O projeto foi uma iniciativa de Joana Faria de Camargo, operacionalizado pelo educador comportamental canino Edmundo Barbosa Sales Junior (Edy Sales), com apoio dos tutores Scheila Bianca Freitas e Álvaro Cauduro de Oliveira. A cachorra Tosca faleceu em 27 de fevereiro de 2022, em decorrência de câncer.

Leia também:

Rodoviária de Joinville deve contar com orçamento milionário para obras de reforma

Dezenas de golfinhos aparecem em praia do Norte de SC: “Nunca vi, primeira vez aqui”

Caixa de supermercado impressiona por semelhança com cantora Sandy em Joinville; veja fotos

Destaques do NSC Total