Ao menos 67 presos não retornaram ao sistema prisional catarinense após receberem o benefício da saída temporária no fim do ano. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Entre os dias 17 e 31 de dezembro, 1.993 internos tiveram o direito concedido pelo Poder Judiciário. O número de presos que não retornaram corresponde a 3,36% do total e é menor que em 2020, quando dos 1.738 presos, 76 não retornaram – 4,3% do total.
No Norte de Santa Catarina, por exemplo, nove detentos não retornaram após o benefício, sendo sete em Joinville e dois em Jaraguá do Sul. As demais cidades ainda não foram divulgadas.
Segundo a SAP, entre os critérios adotados para conceder a saída temporária aos internos estão o bom comportamento, proximidade de ir ao regime aberto e outros fatores que são avaliados pelo juiz da Vara de Execução.
Continua depois da publicidade
Internos devem cumprir isolamento
Com a volta dos internos, algumas medidas de segurança foram adotadas para evitar uma possível contaminação pela Covid-19. Segundo a SAP, o protocolo para novos e o retorno daqueles que saíram temporariamente é ir para uma área de isolamento. O teste só é realizado quando a pessoa apresenta sintomas.
O isolamento dura entre 10 a 14 dias a partir da data de ingresso. Já para os sintomáticos, o período passa a contar do início dos sintomas.
Leia também:
Homem é preso suspeito de perseguir e tentar estuprar mulher em Joinville
Encontrado corpo de jovem que desapareceu em ribeirão de Blumenau
Reservatório de água desaba em condomínio de Blumenau e uma pessoa fica ferida; fotos