Balanço
Segundo a administração municipal, foram consumidas 168 mil ostras, durante os 11 dias de evento em Florianópolis
Mais de 70 mil pessoas participaram da 20ª edição da Festa Nacional da Ostra (Fenaostra), em Florianópolis. O evento, que começou no dia 5 de setembro, chegou ao fim no domingo (15). De acordo com a prefeitura, a festa reuniu seis restaurantes, cervejarias e contou com diversas apresentações musicais e folclóricas, como o boi-de-mamão.
Neste ano, foram consumidas 168 mil ostras. De acordo com o superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinícius de Luca, o consumo foi parecido com o registrado na edição de 2018. No entanto, apesar de não haver crescimento expressivo entre uma edição e outra, ele avalia como positiva a festa.
— Tivemos uma diferença. No ano passado, o dia 7 de setembro caiu numa sexta-feira. Foi um dia a menos de movimento mais intenso — diz.
De acordo com o superintendente, ainda não foi fechado um balanço econômico da festa, mas a estimativa é de que a Fenaostra de 2019 tenha movimentado cerca de R$ 2 milhões. O número também é semelhante com o do ano anterior.
Durante o período da Fenaostra, o consumo de ostras, mariscos e vieiras foi interditado em várias localidades do litoral de Santa Catarina. O último caso, inclusive, aconteceu em Florianópolis, na região da Caieira da Barra do Sul e em Palhoça, na Grande Florianópolis. Vinícius de Luca acredita que esses problemas pontuais não afetaram o consumo na festa.
— As áreas dos produtores que estavam aqui não foram afetadas. Não teve nenhum problema alimentar, nem nada — afirmou.
Encerrada a Fenaostra, o espaço montado na Praça Fernando Machado será utilizado mais uma vez, nesta terça-feira (17). Ao longo do dia, serão oferecidos diversos serviços à população. Entre eles, estão consultorias do Sebrae, testes de doenças sexualmente transmissíveis e atendimentos jurídicos.
O chamado Mutirão da Cidadania vai funcionar das 8h30min às 17h30min e não há cobrança de entrada.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: