Animais selvagens foram flagrados dando uma “voltinha” nas áreas verdes de um parque industrial de Joinville, no Norte catarinense. O registro foi feito com uma câmera de monitoramento de fauna no Perini Business Park, parte de um programa contínuo de acompanhamento da vida selvagem do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Fabio Perini. Em um dos casos, uma mãe tamanduá-mirim foi vista com seu filhote pendurado nas costas.

Continua depois da publicidade

Com o auxílio de câmeras trap, uma ferramenta essencial para identificar a presença de espécies nativas sem interferir no comportamento natural dos animais, foi possível registrar alguns animais passando pela Zona Industrial de Joinville.

Veja fotos dos animais selvagens

Os registros mostraram um gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), uma espécie ameaçada de extinção), um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) com seu filhote e um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) passeando pela mata do parque, que possui trilhas ecológicas.

Conforme o NEA, todas as espécies registradas pela câmera são importantes para o equilíbrio ecológico e reforçam a qualidade ambiental da região.

“Esse tipo de monitoramento é fundamental para avaliar a biodiversidade local, acompanhar mudanças na dinâmica das espécies e subsidiar ações de conservação, manejo e melhoria ambiental dentro do empreendimento”, afirmou o Perini Business Park em publicação nas redes sociais.

Continua depois da publicidade