Também conhecida como árvore do fruto “proibido”, a mancenilheira (Hippomane mancinella) é uma das árvores mais tóxicas e perigosas do mundo. O fruto da planta é semelhante ao da maçã. Ao comê-lo, porém, o indivíduo pode sofrer reações severas como vômito e diarreia, que podem desidratar o corpo de modo irreversível. Além disso, há outras reações que podem ser fatais.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Por outro lado, a árvore do fruto proibido tem algumas utilidades. Aliás, há registros do uso da mancenilheira desde o período colonial. Vamos conhecer, juntos, mais sobre essa planta? Continue conosco para entender mais sobre a mancenilheira.

O que é a mancenilheira?

A mancenilheira é uma árvore nativa do sudeste da Flórida e encontrada também na América Central, em ilhas do Caribe e na América Latina. Ela costuma se desenvolvet em regiões litorâneas.

Trata-se de um arbusto de grande porte e que pode alcançar até 15 metros de altura, de acordo com a Universidade da Flórida. As folhas são simples, alternadas e variando entre 5 e 10 centímetros.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a universidade, todas as partes da planta são extremamente venenosas. Inclusive, a interação ou a ingestão de qualquer parte da mancenilheira pode ser letal.

Além disso, a seiva da planta pode causar reações alérgicas, como bolhas parecidas com queimaduras quando entra em contato com a pele, inflamação nos olhos e cegueira temporária.

Feriados 2024: acesse o calendário oficial no Brasil

Por que ela é tão perigosa?

A mancenilheira é perigosa por conta do veneno existente na seiva da planta e também pelo fato do fruto causar reações alérgicas. Além disso, outras partes da árvore pode causar reações, inclusive algumas delas fatais. Por esses motivos, devemos ter bastante cuidado ao manusear a planta.

Os sinais de que a vitamina B12 está muito baixa no seu corpo

Onde a mancenilheira é encontrada?

A planta é encontrada em regiões litorâneas específicas, principalmente na América do Norte, América Central e no Caribe. Atualmente, a mancenilheira pode ser vista na ilha de Dominica (no Caribe), em Porto Rico, no México, na República Dominicana e nos Estados Unidos, mais precisamente no estado da Flórida.

Continua depois da publicidade

Quais as aplicações da árvore?

Apesar de ser conhecida como árvore do fruto “proibido”, a mancenilheira é utilizada para fazer móveis. No caso, a seiva venenosa é neutralizada pela secagem da madeira ao sol. No entanto, a manipulação da madeira da planta demanda de bastante cuidado, já que a interação com a planta pode provocar reações alérgicas.

Mancenilheira é apontada como uma das árvores mais perigosas do mundo (Foto: Divulgação)

Leia mais

Cinco remédios naturais contra insônia

Entenda a diferença entre cobra-coral-verdadeira e coral-falsa

Olho que treme sozinho pode revelar algo importante sobre sua saúde

Quais são as fases da gripe, dicas e tratamentos

Destaques do NSC Total