A vitamina B12 é muito importante para o funcionamento do nosso organismo já que desempenha funções relevantes no sistema nervoso central. O nutriente mantém a cognição e previne a degeneração das células. Mas, será que você possui a quantidade correta de B12 no seu corpo? É essa pergunta que iremos responder nesse conteúdo.

Continua depois da publicidade

Afinal, apesar da importância, não produzimos a molécula naturalmente e devemos ingerir o nutriente por meio da alimentação. Carnes, leite, ovos e suplementos vitamínicos estão entre as principais fontes da vitamina.

A dose recomendada do nutriente é de 2,4 microgramas por dia e ela pode ser obtida em 100 gramas de carne bovina. Em uma análise inicial, pode parecer uma quantidade pequena, mas ela pode fazer total diferença na saúde e na qualidade de vida.

Por outro lado, como só pode ser obtida por meio da alimentação, muitas pessoas não conseguem ingerir a quantidade adequada da vitamina. O cuidado, por exemplo, é maior para quem é vegetariano ou faz dietas veganas. Independente da sua dieta, confira abaixo alguns sinais que podem demonstrar a falta da vitamina B12 no seu organismo.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Continua depois da publicidade

Quais são os principais sinais da falta da vitamina B12?

Alguns sinais demonstram que estamos com falta de vitamina B12. Nesses casos, é fundamental procurar o médico o quanto antes para tratar os sintomas e melhorar, com o passar do tempo, os níveis do nutriente, melhorando a nossa saúde e qualidade de vida.

Entenda mais sobre os sinais de falta de B12 no corpo

Fadiga

A falta da vitamina pode causar anemia. Nesses casos, a pessoa pode se sentir cansada e isso acontece justamente pelo fato de não haver produção suficiente de glóbulos vermelhos para o transporte de oxigênio, podendo causar cansaço no indivíduo.

Pele pálida

Com a falta da vitamina B12, o nosso corpo pode ter dificuldades para produzir glóbulos vermelhos. Por isso, um dos sinais que podem indicar a falta do nutriente é a palidez da pele.

Continua depois da publicidade

Dificuldade cognitiva

Em alguns casos, a falta de vitamina B12 pode prejudicar a capacidade cognitiva. Nesse contexto, alguns dos sinais que podem indicar a falta da molécula estão a perda da memória, dificuldades de pensamento e raciocínio etc.

Sensação de formigamento

A vitamina B12, entre outras funções que exerce no nosso organismo, está relacionada com a produção de mielina. Trata-se de uma substância que atua protegendo os nervos.

Caso o organismo esteja com carência dessa vitamina, ele não produz mielina de forma suficiente, podendo prejudicar os nervos e provocar formigamento nas mãos e nos pés.

Dificuldade para deslocamento

Com o passar do tempo, os danos aos nervos periféricos podem dificultar o nosso deslocamento e locomoção. Além disso, pode provocar fraqueza muscular e redução dos reflexos.

Continua depois da publicidade

Pouco equilíbrio

A quebra da mielina pode reduzir a sua capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo e a orientação, podendo prejudicar o equilíbrio. Caso isso aconteça com frequência, procure o médico para verificar os sintomas. Possivelmente, ele deve sugerir o exame de sangue para verificar, entre outras questões, os níveis de vitamina B12 no organismo.

Depressão

Em alguns casos, a falta do nutriente pode gerar alguns sintomas psicológicos. Entre eles estão tristeza, irritabilidade e, em casos mais graves, depressão.

Agora, você deve estar se perguntando: por qual motivo isso pode ocorrer? Em algumas pessoas, a redução da produção de mielina pode causar depressão. Por isso, nesse caso é fundamental buscar por ajuda médica para diagnosticar o quadro e fazer o tratamento desses sintomas.

Como verificar se a vitamina está baixa?

Por meio de exames de sangue torna-se possível verificar os níveis de vitamina B12 no nosso organismo. Na maioria das vezes, as pessoas conseguem obter os níveis adequados do nutriente por meio da alimentação. Em outros casos, podem ser indicado suplementos alimentares para melhorar os níveis do nutriente.

Continua depois da publicidade

Quem tem maior risco?

Há algumas pessoas que, por conta de diferentes características, têm mais risco de terem níveis reduzidos da vitamina.

Entre elas estão:

  • crianças;
  • indivíduos com dietas veganas ou vegetarianas;
  • pessoas com diabetes;
  • mulheres em fase de amamentação;
  • pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool.

Pessoas com esses perfis devem ter atenção redobrada aos níveis do nutriente, pois têm maior probabilidade de sofrer com baixos níveis da vitamina. Caso tenha algum dos sintomas mencionados anteriormente, é importante consultar com o médico.

Quando consultar com o médico?

Caso no exame de sangue fique constatado baixos níveis da vitamina B12, deve-se procurar o médico. Ele pode prescrever suplementos alimentares ou aplicar injeções da vitamina caso o indivíduo tenha problemas na absorção da molécula.

Continua depois da publicidade

Além disso, pessoas com perfis de risco e que tenham desenvolvido algum desses sinais também devem procurar o profissional da saúde para tratar os sintomas e normalizar os níveis vitamínicos.

O que pode causar os baixos níveis de vitamina B12?

Além da alimentação inadequada, há outros fatores que podem causar deficiência no nutriente. Um deles é a baixa produção de saliva. Alguns remédios podem causar esse problema e entre eles estão opioides, antidepressivos, medicamentos para pressão arterial, inalantes, descongestionantes etc.

Baixos níveis de ácido no estômago também podem reduzir os níveis da vitamina. Alguns medicamentos contra úlceras reduzem os níveis de ácidos estomacais. Além disso, a produção do ácido pode diminuir com o envelhecimento.

Por fim, mas não menos importante, o mal funcionamento do pâncreas pode dificultar a absorção da vitamina B12, gerando deficiência nesse nutriente no organismo.

Leia também

Chá de macela combate ansiedade? Saiba benefícios e como fazer

Os riscos dos 5 remédios que todo mundo consome mas não deveria 

Destaques do NSC Total