Dando mais um passo em seu plano de expansão da rede, a Foton inaugura no próximo dia 27 uma concessionária em Joinville (SC), a Someval.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A Foton é uma fabricante chinesa de veículos comerciais leves e pesados, está presente no Brasil desde 2011, anteriormente nas mãos de um importador e com forte atuação na região Sul do Brasil.
Desde 2023, a operação brasileira passou a ser uma subsidiária, com aumento de portfólio, crescimento da rede e estudo de abertura de fábrica.
Meta é dobrar a rede
A chegada da Someval Foton, com estrutura completa para vendas e serviços no norte de Santa Catarina, acelera o plano de expansão da marca, com a meta de atingir 80 revendas no Brasil até o final do ano.
Continua depois da publicidade
A nova loja, 40ª da marca no País, está situada na BR-101, uma das principais rodovias do Sul do Brasil. Este novo ponto de venda segue o padrão global das concessionárias da marca, oferecendo uma estrutura completa para os clientes, incluindo serviços e consultoria especializada na aquisição dos veículos Foton.
Além disso, a Someval oferecerá venda de peças, lubrificantes e acessórios da Foton, assim como assistência técnica especializada para reparos mecânicos, elétricos e eletrônicos nos veículos diesel/gasolina da marca.
“O mercado de transportes em Santa Catarina vem se expandindo em ritmo acelerado nos últimos anos, acima da média nacional, com participação muito expressiva de Joinville e de toda a região norte do Estado nesse crescimento”, afirma Luciano Menezes, titular do Grupo Florisa, ao qual pertence a Someval Foton.
A Someval já possui uma autorizada Foton em Tubarão. E no total, com essa inauguração em Joinville, a marca chinesa contará com quatro lojas catarinenses, incluindo Içara e São Miguel do Oeste.
Continua depois da publicidade
A Foton também escolheu Santa Catarina para sediar seu centro logístico, localizado em Itajaí, onde distribui as peças às revendas. O centro conta com mais de 7 mil itens prontos para o mercado automotivo.
O que a Foton oferece
Hoje, Foton tem em seu por
tfólio, todo importado, caminhões médios, leves e semileves, incluindo o 100% elétrico iBlue.
Na rede estão disponíveis os caminhões Aumark S 315 (Peso Bruto Total de 3,5 toneladas), Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas), Aumark S 916 (PBT de 9 toneladas) e Aumark S 1217 (PBT de 11,5 toneladas).
O caminhão semipesado Auman D 1722 (PBT de 16 toneladas) e a picape média Tunland serão lançados neste semestre, garante a Foton.
Os executivos da marca chinesa também já mostraram interesse em abrir uma fábrica no Brasil, mas não detalharam local ou o montante de investimentos e seguem em estudos de viabilidade.
Continua depois da publicidade
Primeira picape híbrida-leve no Brasil
A picape Tunland abre caminho para o segmento de híbridas-leves no Brasil.
Importada da China, ela possui motor turbodiesel de quatro cilindros 2.0, com potência de 175 cv e torque de 45,9 kgfm, além de um sistema elétrico de 48V, transmissão automática de oito velocidades e tração 4×4.
Veja fotos do modelo Tunland
O consumo médio é de 12,5 km/l e autonomia de 950 km. Os preços estimados são na faixa de R$ 250 mil.
Continua depois da publicidade
No visual, a Tunland com 5,62 metros de comprimento e 3,35 metros de distância entre eixos tem design robusto, faróis de LED e rodas de 18 polegadas.
O interior promete conforto com revestimentos premium, painel digital, central multimídia de 14,6” e assentos com ajustes elétricos.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia mais
Gigante chinesa dos elétricos estreia no Brasil com 34 concessionárias
O que está em jogo após anúncio de gasolina com 30% de etanol





