As marcas Jeep, Volkswagen, Chevrolet e Toyota são as que mais perdem mercado com a competição das novas chinesas BYD e GWM no mercado nacional de veículos híbridos e elétricos.

Continua depois da publicidade

A conclusão é do estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados, que envolve 2.988 concessionárias de 23 marcas na plataforma Auto Avaliar.

No primeiro trimestre de 2024, as marcas mais trocadas por veículos elétricos ou híbridos na BYD foram Hyundai, Chevrolet e Jeep. No segundo semestre do ano passado, houve uma mudança no ranking, com a Volkswagen sendo a marca mais atingida pelas chinesas, seguida por Chevrolet e Hyundai.

No primeiro trimestre, a Jeep foi a marca mais usada como moeda de troca na GWM, com 17,8%, seguida por Toyota (10,6%) e Volkswagen (9,1%). No segundo semestre, a Jeep aumentou sua liderança para 19,8%, enquanto Volkswagen passou para a segunda posição com 9,6% e Toyota caiu para a terceira, com 9,5%.

Primo esportivo do Mini Cooper já está à venda

Continua depois da publicidade

O estudo atual, comparado com o de meados de 2024, mostra poucas mudanças, com Jeep, Volkswagen, Chevrolet e Toyota permanecendo no topo das marcas mais usadas como moeda de troca.

A principal alteração é a substituição da Honda pela Hyundai na lista, enquanto a Jeep continua sendo a marca que mais trocada por chinesas desde 2023.

Mudança de perfil do consumidor

Recentemente, o maior navio de carga do mundo trouxe ao Brasil 7.292 veículos de uma fabricante chinesa, predominantemente híbridos, na maior operação de entrega de veículos já realizada, superando a quantidade de 5.500 carros de um ano antes.

Continua depois da publicidade

“Está ocorrendo um aumento no consumo dos veículos eletrificados, principalmente dos veículos híbridos plug-in, que combinam tanto motor a combustão como motor elétrico, mas que ainda precisam de uma mudança do perfil de compra do consumidor, bem como melhoria da infraestrutura para avanço desse nicho de mercado “, afirma o sócio-líder do setor automotivo da KPMG no Brasil, Ricardo Roa.

Segundo o especialista, essa demanda crescente impactou positivamente os emplacamentos, que tiveram um aumento de cerca de 9,5% no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior, e, ao considerar híbridos leves, esse crescimento ultrapassa 40%.

Zeekr vai lançar um SUV ainda mais sofisticado no Brasil

Até junho passado, os veículos eletrificados representaram 10,09% do total de automóveis e comerciais leves registrados no País, segundo dados da KPMG.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia mais

Primo esportivo do Mini Cooper já está à venda

Nova versão do Kardian pode ter desconto para PcD