O avanço do mar no Litoral Sul de Santa Catarina preocupa moradores e principalmente pescadores. A maré alta começou a se intensificar na noite dessa segunda-feira (28), com registros de alagamentos e estragos em Laguna, Garopaba, Jaguaruna e outras cidades da região. A previsão para esta terça-feira (29) é de que a maré suba mais, com a atuação de um ciclone extratropical.

Continua depois da publicidade

Em Laguna, a população da Praia do Cardoso, na região do Canto dos Pescadores, foi diretamente atingida. De acordo com a Defesa Civil, a comunidade do Farol de Santa Marta também foi consideravelmente afetada. No local, com uma ressaca significativa, barcos pesqueiros foram atingidos e foi necessária a retirada das embarcações com o auxílio das defesas civis de Laguna, Jaguaruna e a regional.

Em Garopaba, as ondas cobriram a orla das praias e invadiram alguns pontos da cidade, gerando também prejuízos aos moradores. Em outras cidades como Balneário Rincão, Arroio do Silva, Jaguaruna e Araranguá, também foram registrados estragos. No Balneário Morro dos Conventos, em Araranguá, o posto guarda-vidas e os decks de acesso à praia foram danificados.

A Defesa Civil alerta para o mar agitado nesta terça-feira, com risco de ressaca. As ondas variam entre 3,5 metros e 4,0 metros no Litoral, podendo alcançar até 5,0 metros no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, com até 6,0 metros em alto mar.

Continua depois da publicidade

Fotos mostram os estragos causados pelo ciclone no Sul de SC

Leia também

Prefeito de SC passa quase 24h disfarçado como pessoa em situação de rua; veja o resultado

Ciclone extratropical provoca rajadas de vento de quase 90 km/h no Sul de SC