Quase uma marca registrada da cidade, as garis são chamadas de “margaridas” em São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina. O apelido carinhoso se deve pela quantidade de mulheres que atuam na limpeza da cidade. Atualmente, poucos homens integram o grupo.
Continua depois da publicidade
Com atuação há oito anos na limpeza da cidade, mas há quase três décadas de dedicação ao serviço público, Jucélia é uma das margaridas e conta que o nome “pegou” entre a população quando apenas mulheres trabalhavam como garis no município.
— Hoje ainda a gente tem um homem que trabalha com a gente, mas na época era só mulheres, então para deixar mais feminino foi colocado como “margarida” — explica.
Veja quem são as margaridas
A trajetória no trabalho permitiu que Jucélia reformasse sua antiga casa de madeira que estava “caindo” por uma nova estrutura de alvenaria. Para ela, ser uma margarida é motivo de orgulho.
— A cidade tem que estar bem limpa, né? Por causa do turista, pelas pessoas mesmo que passam. Sou bem orgulhosa do que eu faço. Na verdade, eu gosto do que eu faço — destaca.
Continua depois da publicidade
Entre as colegas de trabalho, Jucélia é uma “amiga para todas as horas”. Juntas, executam o trabalho de limpeza com leveza e companheirismo.
— Ela é sempre companheira de serviço. (…) Ela sempre dá conselho bom para nós. Ela é muito amiga nossa — conta Maria Terezinha, considerada uma “mãezona” entre as margaridas.
Um dos sonhos de Jucélia após a aposentadoria é abrir uma cozinha como negócio próprio.
— É a nossa família. A gente passa mais tempo aqui do que em casa, então tem que ser uma família — afirma Liliane, uma segunda “mãezona”, que sempre está pronta para ajudar as colegas.
“Viva, nossas Margaridas! Um nome carinhoso para elas, que cuidam da nossa cidade com capricho” e “As Margaridas mais lindas de São Bento do Sul. Donas de um respeito mútuo e sorrisos contagiante” destacam os moradores da cidade.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
“Futuras cientistas”: alunas do ensino médio constroem nova estação meteorológica em Joinville
Frutos do mar são atração em festival de gastronomia na “praia” de Joinville










