A Marinha do Brasil explicou nas redes sociais por que seus militares usam um capuz que parece uma espécie de balaclava. A pergunta foi respondida em um vídeo de um novo quadro do perfil que é o Pergunta pra Marinha.

Continua depois da publicidade

Segundo o militar Adeodato, o acessório não é uma balaclava, mas sim um capuz anti flash, um equipamento de proteçaõ individual que protege a cabeça, o pescoço e o rosto contra chamas, produtos químicos e o calor e garantir assim a segurança dos fuzileiros navais.

O que é o capuz anti-flash utilizado pela Marinha do Brasil

Trata-se de um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que é do tipo balaclava. Ele protege a cabeça e o pescoço de quem usa da exposição a flash de fogo, arco elétrico e calor intenso.

Além dos marinheiros, profissionais como eletricistas, bombeiros e soldadores também usam esse tipo de capuz. Ele é fabricado em tecidos que retardam a chama, possuem uma abertura oval para visão, proteção UV 50+, tecnologia anti-odor e dry-fit e podem durar até cinco anos.

Continua depois da publicidade

Marinha do Brasil faz sucesso nas redes sociais

Quem quer falar com seu público precisa estar nas redes sociais, e com a Marinha do Brasil não é diferente. A instituição criou um perfil no TikTok com vários vídeos que já viralizaram e um público de 97 mil seguidores só na rede social de vídeos curtos.

Um dos vídeos que explodiram recentemente foi o da Marinha revelando o segredo para manter os uniformes tão brancos. Segundo o vídeo, o segredo está no percarbonato de sódio e no uso do sabão em pó líquido, além de lavar o uniforme sempre junto para a coloração não ficar diferente.

Leia também:

10 carros que saíram de linha no Brasil em 2025: você tem um desses na garagem?

Cobra surpreende morador, dá o bote e foge em trilha queridinha de Florianópolis

Proteja seu cérebro tomando cuidado na peixaria com esses 7 peixes que são populares mas possuem excesso de mercúrio

Continua depois da publicidade