O teatro Marajoara, construído em 1947, é um marco para a história e cultura de Lages, a princesa da Serra catarinense. Com mais de 70 anos de história, o local ganha o coração dos turistas por apresentar uma máscara curiosa na entrada, que parece “perseguir” os visitantes.
Continua depois da publicidade
Construído na rua Nereu Ramos, no Centro da cidade, o teatro é um importante polo de cultura, arquitetura e turismo. Idealizado por Mário Augusto de Souza, o edifício tem quatro pavimentos, onde o térreo é destinado ao teatro e ao cinema e os superiores são utilizados como escritórios.
Inspirado nas tendências mundiais para casas de entretenimento, o teatro mantém características semelhantes aos teatros de New York, Paris, Buenos Aires e outros grandes centros de lazer
e entretenimento.
A arquitetura do edifício é marcada pela art déco, com sacadas e várias janelas na fachada. O
estilo une diversidade de materiais com decorações exuberantes, linhas retas nas fachadas e estruturas altas. A decoração do local mescla referências à arte indígena com outros elementos.
Do lado direito há uma torre, que ultrapassa a altura do último pavimento. Nas paredes internas do cinema e dos outros salões foram feitos trabalhos de escultura indígenas, inspirados nas obras de cerâmica dos povos Marajoara, que habitaram a ilha de Marajó, no Pará.
Continua depois da publicidade
A arquitetura chama a atenção dos turistas, que ficam encantados e curiosos por causa das máscaras na entrada do local. Inspiradas em cerâmicas do povo Marajoara, os olhos das máscaras parecem “seguir” os visitantes.
A impressão é, na verdade, uma ilusão de ótica, criada através da modelagem e do sombreamento da peça. Os olhos das máscaras são vazados, causando um sombreamento que muda de posição conforme o ângulo, dando a impressão de movimento.
Veja vídeo do teatro
Em 1997, o local foi tombado como patrimônio histórico municipal de Lages, por sua relevância cultural, histórica e simbólica. A cidade é a maior em extensão territorial de Santa Catarina e também conta com diversos atrativos naturais, culturais e históricos.
Continua depois da publicidade
Localizada no coração da Serra, a cidade oferece desde paisagens deslumbrantes até espaços de contemplação, gastronomia e contato com a natureza.
Entre os pontos mais visitados está o Parque Jonas Ramos, o tradicional Tanque, ideal para caminhadas, piqueniques e momentos tranquilos ao ar livre. O local conta com monumento que representam uma das lendas mais conhecidas na região, a história da “Serpente do Tanque”.
Para quem aprecia vistas panorâmicas, o Morro da Cruz é parada obrigatória. O topo oferece um mirante natural de onde se avista a cidade inteira, cenário ainda mais encantador no pôr do sol. O espaço também tem significado religioso para moradores e visitantes.
No centro da cidade, a Catedral Diocesana se destaca pela imponência e riqueza arquitetônica. Os vitrais importados da Alemanha e o altar-mor em estilo gótico fazem da igreja um marco histórico e artístico de Lages.
Continua depois da publicidade











