A queda brusca das temperaturas fez com que cidades de Santa Catarina registrassem uma oscilação de 15°C em menos de 24 horas, entre segunda (6) e terça-feira (7), de acordo com o painel Agroconect, da Epagri. Por exemplo, às 7h desta terça, a cidade de São Joaquim, na Serra, amanheceu com os termômetros marcando por volta de 6,26ºC. No dia anterior, no mesmo horário, a cidade registrava 21,03°C.

Continua depois da publicidade

As cidades de Urupema e Bom Jardim da Serra, na mesma região, também tiveram uma “gangorra” de temperaturas, com oscilações superiores a 10°C em um dia.

Já a capital Florianópolis marcou 16,72°C, às 4h desta terça. A máxima, na segunda, foi de 25,03°C, às 11h — ou seja, a oscilação foi de 8,31°C em apenas um dia.

A queda das temperaturas já era prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta laranja de “perigo” para o Estado, na madrugada de segunda-feira (6). O motivo é a passagem de uma massa de ar frio por Santa Catarina.

Queda se acentua na terça-feira

O frio continuará ganhando força em Santa Catarina nesta terça-feira, conforme o Inmet. Todas as regiões seguem em alerta de “perigo” para quedas de temperatura maiores do que 5°C, até o fim do dia.

Continua depois da publicidade

A queda de temperaturas traz riscos à saúde. De acordo com a Defesa Civil estadual, o risco é moderado para ocorrências associadas ao desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Recomendações da Defesa Civil

  • Atenção com população vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores de rua);
  • Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
  • Procure se agasalhar bem e beber bastante água;
  • Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.

Relembre a primeira neve do ano em SC

Leia também

SC tem alerta para chuvas intensas com ventos fortes e alagamentos costeiros no litoral