Não tem sido incomum caminhar pelas ruas de Blumenau e se deparar com o mato alto. A situação se repete em cemitérios, postos de saúde, vias públicas e, claro, nos terrenos baldios. O problema expõe as dificuldades e os impasses enfrentados pela prefeitura quando o assunto é roçada e limpeza urbana.
Continua depois da publicidade
Receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
No começo desse mês, era difícil caminhar entre os túmulos nos cemitérios localizados nas ruas Bahia e João Pessoa, como mostram as imagens da NSC TV. As equipes flagraram o mato alto também em postos de saúde e, até, em um ambulatório geral. A prefeitura admite que tem “demanda reprimida” e aponta dois motivos para o atraso nas ações de roçada:
“A primeira, as chuvas de janeiro, em que as equipes foram deslocadas para ajudar na limpeza das vias públicas. A segunda, é que a empresa terceirizada está com dificuldade de contratação de mais pessoas”, menciona a Administração Municipal, que garante já ter previsto no cronograma o corte do mato nos cemitérios públicos ainda essa semana.
Mas quando o assunto é a roçada nas unidades de saúde a situação fica mais complicada. O contrato firmado no governo anterior apresentou problemas e acabou rescindido. Agora, uma nova licitação está sendo feita. Enquanto isso, a prefeitura tem usado de uma parceria com a Justiça para que as pessoas que sofrem penas alternativas possam fazer esse serviço.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do mato
Mas e os terrenos baldios?
Os terrenos baldios são um problema à parte em Blumenau. A prefeitura não tem contrato para fazer a roçada compulsória nesses espaços e, por vezes, o mato acaba avançando nas calçadas, o que dificulta inclusive a vida dos pedestres. Mas então o que pode ser feito? A Diretoria de Regulação e Controle Urbano diz que já emitiu, desde dezembro, mais de 370 notificações a donos de imóveis por roçadas.
Entretanto, reforça a dificuldade em efetivar a entrega destas notificações, pois, como a maioria são lotes baldios e boa parte dos proprietários está com os endereços de correspondência desatualizados, a notificação acaba sendo entregue via edital. Caso a roçada não seja feita, o proprietário pode ser multado em mais de R$ 5 mil e ter o nome encaminhado à dívida ativa de Blumenau.
Leia mais
Filhote de onça-pintada criado como pet por família é resgatado e vai morar em SC; FOTOS
Criança de 7 anos é picada por maior serpente venenosa do Sul do Brasil em Blumenau





