nsc

    Scania apresenta

    Mecânicos de caminhão: os responsáveis pela segurança nas estradas 

    Especialistas acompanham os avanços tecnológicos de motores e equipamentos para garantir a segurança de caminhoneiros na estrada   

    06/01/2020 - 14h32 - Atualizada em: 07/01/2020 - 08h44

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC

    A oficina autorizada da Scania, localizada na Grande Florianópolis, está constantemente movimentada. São centenas de caminhões semanalmente, buscando principalmente serviços de manutenção preventiva. E essa é a principal diferença entre uma oficina comum e uma especializada em caminhões: os reparos são realizados antes dos equipamentos acusarem danos, para que o veículo não fique parado por conta de problemas mecânicos.

    — A maioria dos serviços executados são manutenções preventivas, garantindo que o trajeto seja feito com maior segurança e menor tempo. A gente facilita a vida do motorista, que trabalha mais tranquilo, descansado, sem ter tanto esforço para realizar seu trabalho — comenta Clóvis dos Santos, especialista em mecânica de caminhões.

    Motor, suspensão, freios, pneus, barra de direção e tanque de combustível: está tudo interligado, e todos os itens precisam estar em dia. A responsabilidade do especialista é manter o equipamento em boas condições, o que impacta diretamente na condução do veículo. Atualmente, segundo Clóvis, cerca de 80% desses itens são controlados eletronicamente, o que facilita o trabalho do mecânico. Entretanto, é também devido a esse avanço tecnológico que o trabalho exige atualização do profissional.

    — Os caminhões evoluíram muito nos últimos anos, o nível de tecnologia aumentou bastante e, consequentemente, a exigência na qualidade dos reparos mecânicos também aumentou — afirma Douglas Chaves, gerente regional Scania.

    Vantagens da manutenção preventiva

    A necessidade de manutenções é extremamente relevante em caminhões, já que qualquer defeito pode ser potencializado quando se trata de um veículo de grande porte. Além da questão de saúde e segurança do motorista na estrada, a manutenção preventiva tem importante impacto na economia dos veículos, considerando, inclusive, os prejuízos de um caminhão parado na oficina.

    Com a manutenção em dia, é possível prever diversos problemas em componentes que podem prejudicar o desempenho do caminhão. Peças estragadas exigem mais esforço do motor, o que aumenta o consumo de diesel e diminui a performance da máquina.

    O desgaste dos pneus também é uma consequência de problemas mecânicos, como o desalinhamento das rodas ou a distribuição desigual de peso. Ruídos no freio também são indicativos de que o caminhão precisa de manutenção, assim como o funcionamento dos amortecedores.

    As alterações do caminhão, por mais simples que pareçam, podem indicar a necessidade de procurar uma oficina, e insistir e continuar a viagem pode, muitas vezes, aumentar o prejuízo ou colocar o motorista em risco.

    Conheça mais sobre a oficina autorizada Scania em Santa Catarina.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas