Uma megaoperação que investiga uma das maiores organizações criminosas de Santa Catarina entrou na terceira fase nesta quarta-feira (10). Foram 37 mandados de busca e apreensão e 34 de prisão preventiva cumpridos. Isto fez com que o número de prisões de toda a Operação Sodalitas Finis, que iniciou em agosto de 2023, chegasse a 123.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total 

Os mandados foram cumpridos em apoio à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó após a continuidade das investigações. Entre as cidades onde foram cumpridos os mandados estão Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Videira, Cunha Porã, Ponte Serrada, Concórdia e Pinhalzinho.

O foco da ação é uma organização criminosa que atua em Chapecó e também em outras cidades do Estado. Ao longo das três etapas, foram apreendidas armas de fogo, munições, drogas e mais de R$ 600 mil em espécie.

A operação contou com apoio externo da Polícia Militar, Polícia Civil, Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAERFRON), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e integrantes das especializadas GTI – Grupo Tático de Intervenção e NOT – Núcleo de Operações Táticas.

Continua depois da publicidade

Operação chega na terceira fase

As investigações se estenderam por meses com objetivo de combater o crime organizado no Estado. O nome, Sodalitas Finis, significa “fim do grupo”, em tradução livre, e faz alusão ao principal objetivo da ação. Entre os crimes que fazem parte do histórico dos investigados estão tráfico de drogas, homicídios, roubos, entre outros.

A primeira fase da operação foi deflagrada em agosto de 2023, enquanto a segunda ocorreu em fevereiro deste ano. Somadas as ações e seus desdobramentos resultaram na prisão de 87 pessoas. As investigações seguem em sigilo.

Veja fotos da operação

Leia também

Megaoperação em 22 cidades mira uma das maiores organizações criminosas em SC

Gaeco mira facção criminosa catarinense em nova fase de operação que já prendeu 84 bandidos

Destaques do NSC Total