Uma megaoperação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e as forças de segurança de seis estados foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (25) contra uma facção criminosa que tentava expandir os negócios em Santa Catarina. Ao todo, são cumpridos 142 mandados de prisão e 142 de busca e apreensão em diversas partes do país. Até as 8h não havia balanço dos trabalhos.

Continua depois da publicidade

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), as investigações constataram que o grupo tinha como objetivo expandir suas operações na região de fronteira entre as de São Miguel do Oeste, Chapecó e Dionísio Cerqueira, no Oeste. Os criminosos, de acordo com o MP, buscavam ainda atuação na região de Joinville, no Norte, em razão da proximidade dos portos do estado e do Paraná.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A operação batizada de “Maserati” conta com a participação de 400 policiais civis, militares e rodoviários federais, além de servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP) e Agentes do Departamento de Administração Prisional (DEAP).

O nome da facção investigada não foi divulgado. Os agentes também cumprem mandados de busca em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em Campinas, no interior de SP, a polícia apreendeu dinheiro. 

Continua depois da publicidade

> O que está proibido ou com restrições parciais nos próximos 15 dias em SC; entenda o decreto

Uma sala dentro da Sede do MPSC em Florianópolis e outra na cidade de São Miguel do Oeste foram criadas pelos chefes das forças de segurança que trabalham na operação para monitorar as prisões. O grupo fará uma entrevista coletiva às 15h30 com um balanço parcial.

*Com informações do G1 SC

Leia mais:

Mulher que reclamou de bacon no cachorro-quente deixa Florianópolis após ameaças de morte

Mapa da ocupação dos leitos Covid mostra o colapso se espalhando por Santa Catarina

Quem era o motorista encontrado por pescador submarino em carro no Litoral de SC

Destaques do NSC Total