Com o objetivo de fortalecer a cultura do consumo e premiar os melhores e mais diversos produtores de laticínios de Santa Catarina, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) lançou o 1° Concurso Estadual de Queijos Artesanais. Com inscrições para produtores abertas até esta terça-feira (31), o evento acontece entre os dias 29 e 30 de novembro, em Lages.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Haverão três categorias de premiação: “queijo artesanal colonial” (com ou sem tempero, ao vinho), “outros queijos artesanais tradicionais” (Serrano, Diamante, Kochkäse) e “queijos artesanais autorais”.

O regulamento do concurso considera queijos artesanais aqueles produzidos em pequena escala (até 100kg/dia) e os queijos produzidos de forma artesanal, elaborados com predominância de leite de produção própria ou de origem determinada, resultantes de técnicas predominantemente manuais (veja abaixo quais tipos de produtores podem se inscrever).

Com direito a superouro, empresa de SC fatura 6 medalhas no “Oscar do queijo”

Continua depois da publicidade

Além de orientar o mercado e estimular um melhoramento contínuo no processo de produção, o 1° Concurso Estadual de Queijos Artesanais busca também destacar a riqueza cultural e geográfica do setor queijeiro catarinense e valorizar toda sua tradição e inovação.

Veja imagens de queijos produzidos artesanalmente em SC

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever no concurso as agroindústrias de laticínios e queijarias localizadas em Santa Catarina, sob inspeção oficial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e do Serviço de Inspeção Federal (SIF/SISBI) e que atendam às demais normas do regulamento.

Vinhos de altitude e queijos atraem 84% dos turistas que viajam para Serra de SC

Serão aceitos queijos produzidos com leite cru ou pasteurizado, assim como queijos de leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala. Também estão enquadrados os queijos certificados com Selo Arte em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Como será a premiação do concurso?

De acordo com a pontuação, os queijos premiados receberão medalha de ouro (95 a 100 pontos), medalha de prata (90 a 94 pontos) e medalha de bronze (84 a 89 pontos). Segundo a Epagri, haverá também o vencedor da “Medalha Super Ouro”, eleito entre os medalhistas da categoria ouro.

Senado aprova regras para produção e venda de queijos artesanais

A premiação às agroindústrias vencedoras ocorrerá no dia 30 de novembro, em Lages.

Serviço

O que: 1º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Santa Catarina

Quando: 29 e 30 de novembro de 2023

Onde: abrangência estadual e premiação em Lages, no Sul do Estado

Inscrições: abertas para produtores até esta terça-feira (31)

Leia também

Queijo produzido em São Joaquim recebe certificado para comercialização no país

SC bate 3º maior número de produtos artesanais com Selo Arte e mira “potencial gigantesco”

Destaques do NSC Total