nsc
an

Cultura

Memorial da Bicicleta, em Joinville, reabre ao público após mais de um ano fechado

O retorno às atividades presenciais coincide com a Semana Nacional dos Museus

19/05/2021 - 05h00

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
Espaço fica anexo à Estação da Memória, no bairro Anita Garibaldi
Espaço fica anexo à Estação da Memória, no bairro Anita Garibaldi
(Foto: )

Depois de mais de um ano fechado em razão da pandemia, o Memorial da Bicicleta voltará a receber o público em Joinville. A reabertura será a partir das 10h desta quarta-feira (19). 

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A ação faz parte do planejamento da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult) para a reabertura dos museus ao público. 

O retorno às atividades presenciais, começando pelo Memorial da Bicicleta, coincide com a Semana Nacional dos Museus. A iniciativa, fomentada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), propõe que os espaços culturais do país debatam temáticas relacionadas a historiografia e preservação da memória. 

Símbolo de Joinville

O primeiro espaço a reabrir nesta retomada dos trabalhos com presença de público nos museus, o Memorial da Bicicleta, que fica anexo à Estação da Memória, no bairro Anita Garibaldi, conta um pouco da história desse meio de transporte e de como as bicicletas se tornaram um símbolo da cidade.

O público vai poder conferir cerca de 50 modelos de bicicletas, das antigas às mais recentes, de países como Inglaterra, Suécia, Alemanha e Índia, além de apreciar o meio de transporte enquanto obra de arte. 

> Lei Aldir Blanc vai liberar mais de R$ 700 milhões com prorrogação aprovada

Os visitantes deverão seguir todos os protocolos sanitários determinados pelos governos estadual e municipal em relação à pandemia, como estar de máscara e higienizar as mãos com álcool em gel. O local vai atender individualmente ou em grupos de até cinco pessoas por vez. O Memorial da Bicicleta abrirá de terça a domingo, das 10h às 16h.

Previsão de reabertura de outros museus até agosto 

O MAJ - Museu de Arte de Joinville, o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville e a Casa da Memória/Cemitério do Imigrante devem voltar com as visitas presenciais até agosto, em datas a serem divulgadas. Para receber o público, estes espaços preparam as adaptações aos protocolos preventivos contra a Covid-19. 

- Este ano o tema da Semana é recuperar e reimaginar o futuro dos museus e é simbólico voltarmos a receber o público na data, ainda que, neste momento, em apenas um espaço. Ainda assim, estamos empenhados e trabalhando para reabrir os demais o quanto antes - pontua a gerente da Unidade de Patrimônios e Museus da Secult, Roberta Meyer. 

> Joinville não usou cerca de R$ 3 milhões da Lei Aldir Blanc para cultura na pandemia

Mesmo fechados, museus mantiveram atividades

Mesmo fechados há mais de um ano, a partir de determinações dos decretos estadual e municipal em relação à pandemia, os museus de Joinville não pararam as atividades e mantiveram internamente as rotinas técnicas, como por exemplo, organização e higienização do acervo. E ainda realizaram atendimentos remotos, principalmente para estudantes. 

Esta demanda é uma das que mais movimenta os museus e é por isso, salienta ainda Roberta, que há um cuidado redobrado com a abertura desses espaços ao público e há também investimentos para que se qualifique o atendimento on-line. 

> Artistas de circo enfrentam dificuldades por falta de público e bilheteria em SC

- Sabemos que mais da metade do nosso público é formada por estudantes, desde o ensino infantil até superior, e ainda não prevemos a médio prazo receber grupos grandes, por isso, os museus precisam estar disponíveis de forma digital- argumenta a gerente. 

> Em meio a pandemia, artistas buscam auxílio financeiro em Joinville

Colunistas