nsc
    dc

    Prova real

    É falsa a mensagem que sugere vendaval mais forte nesta quarta-feira em SC

    Defesa Civil de SC desmentiu mensagem que circula nas redes e alertou que gráfico pode ser mal interpretado

    30/06/2020 - 21h22 - Atualizada em: 01/07/2020 - 05h28

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Gráfico que circulou nas redes sociais pode ser interpretado de maneira equivocada, segundo a Defesa Civil
    Gráfico que circulou nas redes sociais pode ser interpretado de maneira equivocada, segundo a Defesa Civil
    (Foto: )

    *Correção: diferente do que informamos inicialmente, apenas a mensagem atribuída à Defesa Civil de Santa Catarina é falsa, e não o gráfico que circula junto com o texto nas redes sociais. A Defesa Civil desmentiu a mensagem de texto e alertou que o gráfico pode ser interpretado de modo equivocado. A matéria foi corrigida.

    É falsa mensagem que está circulando nas redes sociais sobre um vendaval de forte intensidade com pico previsto para o meio-dia desta quarta-feira (1º). Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, existe a previsão de um novo pico com fortes ventos, mas com intensidade menor do que a registrada na tarde desta terça-feira (30), quando temporais causaram três mortes e uma série de estragos em todo o Estado.

    A mensgem falsa diz o seguinte:

    "Defesa Civil alerta para segunda onda do ciclone mais forte que a primeira. Começará de madrugada e pico ao meio dia. recebi o gráfico dos ventos da EPAGRI e dos controladores de voo do nosso aeroporto. O pico da esquerda foi o de hoje 30/06, o de amanhã(01/07) será com intensidade e duração maior."

    O texo falso, na maioria dos casos, está acompanhado por um gráfico (foto acima). A Defesa Civil explicou, em nota divulgada na noite desta terça (30), que esse gráfico pode ser interpretado de maneira equivocada por pessoas leigas.

    Na mesma nota a instituição do Estado esclareceu que as tempestades foram provocadas pela soma de dois fatores: "A passagem de uma frente fria com seu ciclone extratropical associado". Assim, se formou uma linha de instabilidade capaz de destelhar residências, estabelecimentos comerciais, derrubar placas e árvores em cidades de praticamente todas as regiões de SC. 

    Veja a nota na íntegra:

    defesa desmente
    Defesa Civil emite nota desmentindo mensagem repassada em redes sociais
    (Foto: )

    > Vídeo: Trabalhadores ficam presos em andaime em prédio durante vendaval em SC

    As rajadas de vento previstas para a madrugada e a manhã desta quarta-feira (1º) estão relacionadas ao deslocamento do ciclone extratropical, que se aproxima da costa catarinense e lança os fortes ventos para as regiões litorâneas, da Serra, do Sul e do Norte, de forma contínua até o período da tarde. No entanto, mesmo que passem de 100km/h, não devem causar estragos tão graves quanto os dessa terça.

    > Temporal provoca estragos em Santa Catarina e causa três mortes

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas