Praticamente metade de Santa Catarina entrará em alerta para temporais isolados a partir desta sexta-feira (12) com a formação de um sistema de baixa pressão em conjunto com o calor e a umidade, de acordo com a Defesa Civil. O tempo instável deve permanecer até domingo (14).

Continua depois da publicidade

Segundo o órgão, os temporais iniciam entre o fim da manhã e início da tarde de sexta-feira (12) pelo Extremo Oeste, avançando de forma gradativa para as outras regiões do Estado. À tarde, a previsão indica que os temporais devem acontecer no Planalto e Litoral Norte, além do Vale do Itajaí. Já na Grande Florianópolis, a chuva chega à noite.

No sábado (13), no entanto, o dia já começa com chuva fraca e isolada, em qualquer região do Estado. À tarde, os temporais ocorrem principalmente nos municípios em divisa com o Paraná. No domingo, também pode ocorrer chuva mais fraca, principalmente de madrugada, mas que ganha força na parte da tarde.

SC tem “combo” de alertas

Além do aviso para atenção meteorológica emitido pela Defesa Civil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também colocou Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul em alerta vermelho de grande perigo para tempestades, que podem causar chuvas com volumes maiores que 100 milímetros por dia na sexta-feira (12), com ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.

Em relação a este alerta, o Extremo Oeste deve ser a região mais afetada, segundo a previsão do Inmet. Também há um alerta laranja, com chuva volumosa de 50 a 100 milímetros por dia desde o Oeste até os Planaltos, que inicia já na noite desta quinta-feira (11). Da mesma forma, no Litoral, Sul, Norte, e Serra, o alerta é amarelo, com perigo potencial para chuva de até 50 milímetros e ventos de até 60 km/h.

Continua depois da publicidade

Veja os alertas e recomendações da Defesa Civil