nsc
dc

Brilho no céu

Meteoro percorre mais de 140 km em segundos e deixa trilha luminosa no céu de SC; veja vídeo

Fenômeno percorreu o Estado na noite desta quinta-feira (19) entre Fraiburgo e Campo Belo do Sul

20/08/2021 - 14h52

Compartilhe

Por Luana Amorim
Objeto luminoso riscou o céu catarinense na noite desta quinta-feira (19)
Objeto luminoso riscou o céu catarinense na noite desta quinta-feira (19)
(Foto: )

Mais uma vez o céu de Santa Catarina teve a presença de um meteoro. Dessa vez, o fenômeno foi flagrado na noite desta quinta-feira (19) entre as cidades de Fraiburgo, no Meio-Oeste e Campo Belo do Sul, na Serra catarinense. O objeto percorreu as duas cidades em menos de 5 segundos, deixando uma trilha luminosa pelo caminho. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O registro foi feito por volta das 21h20 pela estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. Segundo o membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e astrônomo amador, Jocimar Justino, a fase luminosa durou 4,4 segundos, sendo o pico de magnitude de -1. 

Além disso, o meteoro começou a brilhar com uma elevação de 43 graus e a altitude estimada de 91 km. O objeto percorreu as duas cidades, que ficam há 143 km de distância uma da outra, a uma velocidade estimada em mais de 70 mil km/h.

— Esta é uma trilha ionizada que permanece brilhando após a passagem do fragmento espacial e é um indicativo da grande energia dissipada na atmosfera — explica Jocimar. 

No início do mês, outro meteoro foi flagrado no céu catarinense. Da família Perseidas, o objeto atravessou o Estado em cerca de quatro segundos, entre Blumenau, no Vale do Itajaí, e Bom Jardim da Serra, na Serra, a uma velocidade de mais de 200 mil km/h. 

Leia também: 

Estrela rara mais velha que o sol é descoberta por projeto com professor da UFSC

Quem são os alvos de mandados do STF em Santa Catarina

Alargamento em Balneário Camboriú fará faixa de areia mudar de cor

Colunistas