nsc
nsc

atos contra o supremo

Quem são os alvos de mandados do STF em Santa Catarina

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
20/08/2021 - 11h05 - Atualizada em: 20/08/2021 - 18h11
Operação da Polícia Federal em Santa Catarina
Operação da Polícia Federal em Santa Catarina (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo NSC)

Um caminhoneiro e dois empresários de Santa Catarina estão entre os alvos dos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), e cumpridos na manhã desta sexta-feira (20) pela Polícia Federal. Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, Turíbio Torres e Alexandre Urbano Raitz Petersen tiveram os celulares e outros equipamentos eletrônicos recolhidos em Joinville e São Francisco do Sul.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A coluna tentou contato com os três catarinenses, mas não conseguiu localizá-los. No fim da tarde, dois deles falaram à NSC TV.

Num dos endereços comerciais que pertencem ao empresário Turíbio Torres, uma revenda de veículos em Joinville, o atendente passou o telefone ao deputado estadual Sargento Lima (PL), que estava no local.

Alvos de mandados em SC estão proibidos de chegar perto do STF

O parlamentar, que é de Joinville, disse que é amigo de Torres e dos demais alvos dos mandados de busca, e classificou os mandados como "arbitrariedade". Ele informou que os três se encontraram na manhã desta sexta-feira, e que estão indisponíveis porque os celulares foram apreendidos. De acordo com o deputado, todos serão ouvidos à tarde pela Polícia Federal.

Quais cidades de Santa Catarina tiveram mais golpes em 2021

- Foram vítimas dessa arbitrariedade. Muitos acreditavam que isso não chega em Santa Catarina, não chega na nossa cidade. Eu comparo isso à Covid. No início falavam que esse vírus nunca iria chegar no Brasil. Agora está aqui na nossa casa, batendo. A liberdade expressão sendo cerceada, as manifestações democráticas sendo esmagadas sob os pés de decisões arbitrárias de alguns dos ministros. Tanto é que quem assina a busca e apreensão é o Alexandre de Moraes – afirmou.

Questionado se sabia que a ordem partiu da PGR, o deputado disse que sim, e afirmou que isso não o surpreendeu.

- O trabalho deles eles têm que fazer.

Tribunal proíbe crianças em feira de armas em Joinville: "não contribui para o desenvolvimento"

Segundo nota da PF, a investigação apura "cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes".

O mandado expedido pelo STF, a pedido da PGR, autoriza abertura de inquérito contra 10 pessoas, entre elas os três catarinenses, o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) e o cantor Sérgio Reis. Também foi autorizado o recolhimento de documentos e equipamentos eletrônicos, oitiva pela Polícia Federal, bloqueio das redes sociais e de uma chave Pix onde, supostamente, eram arrecadados recursos para os atos em Brasília. Por decisão do STF, os investigados estão impedidos de chegar a menos de um quilômetro da Praça dos Três Poderes - com exceção do deputado Otoni de Paula.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas