nsc
nsc

Cinco alvos

PF cumpre mandados do STF em Joinville e São Francisco do Sul por ataques à democracia

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
20/08/2021 - 07h26 - Atualizada em: 20/08/2021 - 18h12
Polícia Federal cumpre mandados de busca em SC
Polícia Federal cumpre mandados de busca em SC (Foto: Gabriel Lain, Arquivo NSC)

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (20) cinco mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, relacionados às investigações de ataques à democracia. São quatro alvos em Joinville, e um em São Francisco do Sul. 

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo nota da PF, a investigação apura "cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes". 

Os mandados foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, atendendo a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGE). Santa Catarina é o estado com maior número de ordens judiciais. Também há mandados de busca e apreensão sendo cumpridas no Distrito Federal (1), São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Mato Grosso (1), Ceará (1) e Paraná (1). Entre os alvos estão o cantor Sérgio Reis e o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ).

Sérgio Reis é alvo de operação da Polícia Federal

Em Santa Catarina, Um dos alvos é Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão e apontado como um dos articuladores de um protesto de caminhoneiros contra o STF. A ação teria como objetivo paralisar o país para forçar o afastamento dos ministros do Supremo. 

Zé Trovão publicou um vídeo nas redes sociais nesta manhã em que mostrou o mandado de busca e afirmou que foi intimado a comparecer à sede da Polícia Federal em Joinville às 14h nesta sexta-feira. Ele disse que o cumprimento de mandados é “triste e com certeza arbitrário”.

Quem são os alvos de mandados do STF em Santa Catarina

Alvos de mandados em SC estão proibidos de chegar perto do STF

“Não sei se vou sair da sede da PF pra minha casa ou pra um presidio (...) Não vamos parar o país simplesmente pra causar uma desordem, mas para colocar nosso país no local devido”, afirmou.

O conteúdo dos mandados está sob segredo de Justiça.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas