nsc
dc

Luzes no céu

Meteoros são registrados com frequência em SC; relembre

Na madrugada desta quinta (1º), maior meteoro registrado nos últimos anos foi visto no Sul do Brasil

01/10/2020 - 11h09 - Atualizada em: 01/10/2020 - 12h47

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Chuva de meteoros
No fim de julho, mais de 600 meteoros foram registrados durante uma madrugada no Sul do Brasiç
(Foto: )

Um meteoro filmado no céu de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, na madrugada desta quinta-feira (1º), causou um clarão que assustou moradores. Segundo especialistas, foi o maior meteoro registrado no Sul do Brasil nos últimos anos. Mas esses fenômenos ocorrem em uma grande frequência na região, porém nem sempre são vistos pela população.

> Queda de meteoro de grande magnitude é registrada no RS; veja vídeo

O Observatório Heller & Jung, do Rio Grande do Sul, já registrou mais de 11 mil meteoros de baixa magnitude na área de cobertura do observatório, que abrange RS, SC e PR, desde janeiro.

Há a expectativa de que na segunda quinzena de outubro, por volta do dia 22, uma nova chuva de meteoros fique visível em Santa Catarina. Os pontos luminosos vistos no céu são fragmentos deixados durante a passagem de cometas pelo interior do sistema solar. O cometa é como uma "bola de neve suja", que ao se aproximar do sol começa a vaporizar e deixar um rastro de fragmentos.

Imagem foi gravada em Florianópolis nesta quarta-feira (26) à noite
Clarão registrado no céu de Florianópolis no dia 26 de agosto
(Foto: )

No fim de agosto, na noite do dia 26, uma câmera em Florianópolis flagrou uma queda de meteoro. Era um bólido provavelmente com o tamanho de um punho humano, e que gerou uma forte luz no céu.

Veja o vídeo:

Na madrugada do dia 31 de julho o auge de uma chuva de meteoros teve 624 registros feitos no Sul do Brasil em algumas horas. Um meteoro fireball, mais luminoso e considerado mais raro, também foi observado durante o fenômeno.

Chuva de meteoros
Imagem reúne sobreposição de meteoros que caíram durante toda a madrugada no céu do Sul no dia 31 de julho
(Foto: )

No dia 25 de junho um meteoro que passou pelo céu do Rio Grande do Sul pôde ser visto de Santa Catarina. O fenômeno foi flagrado por câmeras instaladas para observação em Taquara, no Rio Grande do Sul, e em Monte Castelo, no Planalto Norte de SC.

O clarão pôde ser visto por cerca de um segundo, conforme mostram imagens registradas nas estações da Bramon

"Luzes estranhas"

Além dos meteoros, outras luzes no céu despertaram a curiosidade dos catarinenses em várias ocasiões nos últimos meses. Os registros ocorreram no Norte, no Vale do Itajaí e também no Sul do Estado.

No caso, eram reflexos causados pelo sol reproduzidos por pequenos satélites do projeto Starlink, da empresa americana SpaceX. O resultado foram pontos luminosos em linha reta no céu, que ficaram visíveis principalmente entre fevereiro e abril.

Luzes no céu
"Cordão" de satélites que chama a atenção no céu
(Foto: )

Colunistas