Iara Aparecida Rosa vai tentar usar a nota do Enem 2023 para tentar uma vaga na faculdade. Ela tem 33 anos e voltou a estudar em 2020, após ter parado aos 18 anos. Agora, com três filhos, casa, marido e emprego, teve que conciliar os estudos para realizar o sonho do ensino superior.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— É a primeira vez que eu vou fazer o Enem, vou fazer porque o meu sonho é fazer uma faculdade e concluir um curso de Fisioterapia ou Gestão de Pessoas. Também para incentivar meus filhos, para ser inspiração para eles primeiramente, para eles quererem cada vez melhorar, estudar sempre. A gente sabe que o único meio de melhorar a vida é pelos estudos —, diz a candidata, enquanto esperava os portões abrirem.

Conciliar os estudos com todos os outros aspectos da vida foi um desafio. Quando começou a estudar, ainda no meio da pandemia, trabalhava de diarista. Agora, tem emprego fixo, com carteira assinada.

Mais de 90 mil candidatos fazem segunda prova do Enem 2023 neste domingo em SC

Continua depois da publicidade

— Às vezes chegava muito cansada, mas mesmo assim eu ia para a aula. E para mim foi uma grande gratificação, uma grande conquista. Eu consegui concluir o ensino médio, e mais uma conquista é o Enem, e a faculdade que eu já creio que vai dar certo.

Catarinenses iniciam segundo dia de provas

Iara é um dos mais de 90 mil candidatos que devem fazer o Enem neste domingo (12), segundo dia de provas. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, seja em universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou nas instituições privadas, via Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Tema da redação do Enem 2023 envolve o trabalho de cuidado feito pela mulher no Brasil

Os portões para o segundo dia de provas abriram às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30, com questões sobre Ciências da Natureza e Matemática.

No primeiro dia, no último domingo (5), foram aplicadas questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Continua depois da publicidade

Leia também

Pequena cidade de SC bate 40°C em meio a onda de calor

Praias de SC têm mais de 180 pontos próprios para banho; veja quais

Carros coloridos perdem espaço em SC e frota no Estado vira “cinquenta tons de cinza”

Destaques do NSC Total