O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira (14) que deixará o governo para concorrer ao Senado nas eleições deste ano. A saída deve acontecer até abril, de acordo com as regras eleitorais. Sílvio irá disputar as eleições pelo Republicanos (PE).

Continua depois da publicidade

No anúncio, o ministro disse já ter uma indicação para a sucessão, que será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “no momento certo”. A saída foi anunciada na manhã desta quarta, durante apresentação dos resultados do setor portuário, aeroportuário e hidroviário de 2025.

“Nós vamos conversar com o partido e com presidente Lula sobre o nome que nós vamos sugerir para compor o Ministério. Naturalmente, quem indica ministro é o presidente da República”, explicou.

Um encontro entre o ministro e o presidente Lula está previsto para esta tarde, às 16h30. Interlocutores do governo afirmam que a sucessão deve ser um dos principais temas da conversa, assim como a apresentação do balanço da pasta.

A Esplanada dos Ministérios tem somado mudanças neste último ano. O cálculo do Planalto é que até 24 ministros podem deixar os cargos nos próximos meses para serem candidatos.

Continua depois da publicidade

Números de 2025

O levantamento feito pelo ministério mostra que cerca de 130 milhões de passageiros foram transportados em 2025. Houve um aumento de 13,7% na movimentação de viajantes internacionais, que totalizaram 28,5 milhões no ano passado.

Silvio Costa Filho projeta que até o fim do ano a Embraer responda por 25% da frota do país, com a aquisição de 74 aeronaves da Embraer pela Latam. Os investimentos na infraestrutura hidroviária devem superar os R$ 529 milhões.