A Mocidade Alegre conquistou o bicampeonato do carnaval de São Paulo e seu 12º título, tornando-se isoladamente a segunda escola com mais vitórias na história do carnaval paulista, atrás apenas da Vai-Vai, com 15 títulos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Após a apuração das notas do Grupo Especial de São Paulo nesta terça-feira (13), a Dragões da Real ficou na segunda colocação, e a Acadêmicos do Tatuapé, em terceiro.

Enredo inspirado em Mário de Andrade

A escola do bairro do Limão, na Zona Norte de São Paulo, levou para avenida o enredo “Brasiléia Desvairada – A busca de Mário de Andrade por um país”, mostrando a viagem do escritor modernista pelos rincões do Brasil em busca de entender o espírito do país.

A ala das baianas foi um destaque à parte, com fantasias que pareciam feitas de concreto. Entretanto, era uma simulação da pedra-sabão, material usado pelo famoso escultor Aleijadinho para fazer suas estátuas barrocas em Minas Gerais.

Todo o traje das baianas levou essa pintura de pedra. Na renda, nas luvas e nos cílios. O responsável pelas fantasias fez pesquisa minuciosa para fazer uma tinta que simulasse a pedra. Ele pintou 48 baianas em uma semana.

Continua depois da publicidade

Como foi a apuração

O critério de desempate utilizado para definir as campeãs foi a “Harmonia”, mas “evolução” foi o primeiro quesito a ser lido.

Durante a apuração, as notas foram lidas por quesito e a menor delas foi descartada. Ao final, as quantias foram somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais foram rebaixadas, disputando o carnaval 2025 no Grupo de Acesso I.

As notas descartadas são sempre o primeiro critério de desempate a ser aplicado. Neste ano, o quesito “harmonia” foi sorteado para servir como o segundo critério. A definição ocorreu na segunda-feira (12), na sede da Liga-SP, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.

O desfile das Campeãs será no sábado (17) e contará com as seis escolas mais bem classificadas.

Veja as participantes do Grupo Especial do Carnaval 2024

Camisa Verde e Branco
Barroca Zona Sul
Dragões da Real
Independente Tricolor
Acadêmicos do Tatuapé
Mancha Verde
Rosas de Ouro
Vai-Vai
Tom Maior
Mocidade Alegre
Gaviões da Fiel
Águia de Ouro
Império de Casa Verde
Acadêmicos do Tucuruvi

Continua depois da publicidade

Leia também

Carnaval de São Francisco de Sul termina nesta terça-feira com trio elétrico e música

Acadêmicos do Grande Vale é a escola campeã do Carnaval de Joaçaba 2024

Destaques do NSC Total