Uma operação de combate ao crime de divulgação de imagens de abuso contra crianças e adolescentes foi deflagrada, na manhã desta segunda-feira (29), nos municípios de Joinville e Barra Velha, no Norte de Santa Catarina. A ação iniciou a partir de denúncias e monitoramentos realizados em ambientes virtuais.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), foram identificadas a disseminação e o armazenamento imagens de abuso e exploração sexual infantil.

Veja fotos

Apreensões e crimes previstos

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, tanto em Barra Velha quanto no Bairro Aventureiro, em Joinville, foram recolhidos diversos aparelhos eletrônicos, como celulares e um notebook. Os equipamentos serão encaminhados à perícia técnica para análise do conteúdo armazenado.

A equipe de perícia indicará se os aparelhos contêm indícios de crimes relacionados à exploração sexual infanto juvenil. As investigações seguem em andamento com a análise, podendo levar à identificação de outras vítimas ou envolvidos.

Segundo a Polícia Civil, os investigados devem responder pelos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o artigo 241-B, que trata do armazenamento de imagens de abuso e exploração sexual infantil, e o artigo 241-A, que fala do compartilhamento desse tipo de conteúdo. As penas podem chegar a seis anos de reclusão, além de multa.

Continua depois da publicidade

Leia também

Helicóptero é chamado para resgatar banhista que caiu em costão de São Francisco do Sul

Piloto se aventura ao tentar atravessar ponte invertida e acaba levado pela correnteza em SC

Cidade de SC busca R$ 29 milhões para duplicar rota portuária