A prefeitura de Itapoá mantém o plano de contratar empréstimo de R$ 29 milhões para bancar a duplicação, ainda que parcial, da estrada municipal do acesso à região portuária da cidade. Com a dragagem do canal externo da Babitonga perto de começar, obra que vai aumentar a movimentação de cargas no complexo portuário de São Francisco do Sul (que inclui Itapoá), os investimentos nas rodovias de acesso terão de ser acelerados. O pedido de autorização para o financiamento está em análise na Câmara de Vereadores.
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A ampliação das rotas portuárias de Itapoá ganhou mais urgência com a dragagem do canal externo e a confirmação do novo porto, da Coamo, além da ampliação do Porto Itapoá. Os segmentos de rodovias estaduais de acesso à região portuária, formados pelo Contorno de Garuva e SCs 416 e 417 serão duplicados, em parte pelo acordo dos royalties entre Santa Catarina e Paraná. No caso da SC-416, a obra será executada pelo governo catarinense. As pistas vão ganhar revestimento de concreto.
A estrada municipal José Alves é o acesso final à região portuária. A rodovia, com 5 km de extensão, tem movimento diário de 5 mil caminhões. O recurso a ser contratado pela prefeitura de Itapoá junto ao BRDE é para construção de pista paralela, que funcionaria como binário com as atuais faixas. O Porto Itapoá fez o projeto.
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